Ponte de quase R$ 400 milhões no Brasil vai ligar cidades, gerar empregos e tem data para ficar pronta

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Construção de ponte avança com previsão de término e R$ 386,9 milhões em investimentos. Obra promete eliminar a dependência das balsas e impulsionar o turismo e a economia local.

Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. Foto: inteligência artificial

Uma construção gigantesca está em andamento no litoral, atraindo olhares e expectativas de milhares de pessoas. A promessa de transformar a forma como se cruza a baía de Guaratuba tem gerado expectativas, mas também enfrentado alguns obstáculos.

Entre avanços e desafios, o futuro do transporte na região caminha em direção a uma solução que pode eliminar de vez a dependência das balsas e garantir desenvolvimento econômico para as cidades de Guaratuba e Matinhos.

Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Com a construção já atingindo cerca de 18% de execução, a Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, avança em um projeto orçado em R$ 386,9 milhões.

Esse empreendimento promete resolver de forma definitiva os problemas históricos de travessia na região. Atualmente, o deslocamento entre Guaratuba e Matinhos ainda depende de balsas, o que gera congestionamentos e transtornos, especialmente durante a alta temporada turística. 

A previsão é que a ponte esteja pronta no primeiro semestre de 2026. A magnitude da ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, avança em um projeto orçado em R$ 386,9 milhões.

A ponte terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, além de duas faixas de segurança. Ciclovias e passeios para pedestres também estão nos planos, garantindo uma maior conectividade e segurança para os habitantes e visitantes da região.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), essa estrutura robusta trará melhorias não apenas no transporte, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico local e regional, resolvendo problemas históricos e oferecendo uma rota mais segura para emergências, conforme fontes oficiais do governo estadual.

Após o início formal das obras em outubro de 2023, o projeto já passou por diversas etapas, como a instalação de canteiros industriais e licenciamento ambiental.

No entanto, em agosto de 2024, um acordo suspendeu temporariamente uma ação judicial que tentava interromper o andamento da construção, movida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deu um prazo adicional de 60 dias para que a controvérsia sobre o impacto ambiental seja resolvida. Até agora, 46% do valor total da obra já foi empenhado, garantindo cerca de R$ 178 milhões disponíveis para continuar o projeto.

Impacto local: o que dizem os moradores e comerciantes?

Conforme pesquisas realizadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o projeto tem um apoio massivo da população, com 97,9% de aprovação dos moradores locais e frequentadores do litoral.

A ponte não só vai melhorar a vida dos residentes, mas também dinamizar o turismo e facilitar o atendimento em situações de emergência, o que é um grande alívio para a comunidade local.

O que esperar nos próximos meses?

Os próximos passos envolvem a conclusão das fundações e estacas, além de obras de infraestrutura nos acessos viários.

A previsão de término em 2026 pode parecer distante, mas os avanços já observados, com 14 das 64 estacas de concreto instaladas, são indicativos de que o projeto está no caminho certo.

Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Segundo o DER, a ponte não sofreu suspensões significativas e todas as questões ambientais estão sendo conduzidas de acordo com a legislação vigente.

 

 

Fonte: CP&G|Link: https://clickpetroleoegas.com.br/ponte-de-quase-r-400-milhoes-no-brasil-vai-ligar-cidades-gerar-empregos-e-tem-data-para-ficar-pronta/

 

25 Comments on “Ponte de quase R$ 400 milhões no Brasil vai ligar cidades, gerar empregos e tem data para ficar pronta”

    1. Concordo. Eu também sou contra.
      Mas gostaria de entender o que acontecesse se privatizar, uma vez que o governo também irá cobrar pedágio? É em relação a isso. Ou mesmo se privatizar, haverá cobranças de pedágio, abusiva, ou seja, valor bem mais alto do que o governo.
      Obrigado por responder.

  1. Parabéns governador do Paraná
    Vc vai resolver a vida dos paranaense e dos turistas quê vierem visitar o litoral, além de desafogar o trânsito no local.
    🇧🇷🙌🙌🙌👍

  2. ESPERAMOS QUE ESSA OBRA TERMINE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA ACABAR DE VEZ COM O CONGESTIONAMENTO, QUE É MUITO RUIM FICAR ESPERANDO AS BALSAS PARA PODER ATRAVESSAR.

  3. O pior é você ir para Guaratuba e ficar 3 horas para atravessar um pequeno pedaço. Vai melhorar muito essa ponte e sim tem que colocar pedágio até porque que praia não tem pedágio no brasil, quando você vai para o litoral de são Paulo tem pedágio então se você está indo para uma cidade litorânea seja qual for tem que haver pedágio.

  4. Os que são contra a construção deveriam ser proibidos de transitar por ela, depois de pronta, pois se são contra não merecem ter acesso à ela.

  5. Além de parmos para construir temos que desembolsar para usar. Chega já pagamos demais quase tudo nesse país. E ainda sempre aparece um político herói pra se beneficiar. Como o ultimo viaduto construído em Florianópolis SC.

  6. Além de pagarmos para construir temos que desembolsar para usar. Chega já pagamos demais quase tudo nesse país. E ainda sempre aparece um político herói pra se beneficiar. Como o ultimo viaduto construído em Florianópolis SC.

  7. A obra é necessária, mas se não resolveram as vias de acesso vai surgir um novo problema. Não só na temporada, mas se os caminhões que virão de Santa Catarina para o Porto de Paranaguá poderão ser problema principalmente em Matinhos.

  8. Na real não temos que elogiar ninguém, a ponte é benfeitoria que devia ser feito a tempo e uma obrigação dos governantes seja direita ou esquerda ,quem paga a construção da mesma são o povo, por isso vamos ficar atentos e cobrar mais de quem está no poder.

  9. Essa ponte deveria ter sido construída a muito tempo! O projeto da obra deve ter sido aprovado e modificado várias vezes enfim saiu ! Vai melhorar muito o litoral paranaense tanto para os moradores como para os veranistas!!!!!!

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