Construção de ponte avança com previsão de término e R$ 386,9 milhões em investimentos. Obra promete eliminar a dependência das balsas e impulsionar o turismo e a economia local.
Uma construção gigantesca está em andamento no litoral, atraindo olhares e expectativas de milhares de pessoas. A promessa de transformar a forma como se cruza a baía de Guaratuba tem gerado expectativas, mas também enfrentado alguns obstáculos.
Entre avanços e desafios, o futuro do transporte na região caminha em direção a uma solução que pode eliminar de vez a dependência das balsas e garantir desenvolvimento econômico para as cidades de Guaratuba e Matinhos.
Com a construção já atingindo cerca de 18% de execução, a Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, avança em um projeto orçado em R$ 386,9 milhões.
Esse empreendimento promete resolver de forma definitiva os problemas históricos de travessia na região. Atualmente, o deslocamento entre Guaratuba e Matinhos ainda depende de balsas, o que gera congestionamentos e transtornos, especialmente durante a alta temporada turística.
A previsão é que a ponte esteja pronta no primeiro semestre de 2026. A magnitude da ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, avança em um projeto orçado em R$ 386,9 milhões.
A ponte terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, além de duas faixas de segurança. Ciclovias e passeios para pedestres também estão nos planos, garantindo uma maior conectividade e segurança para os habitantes e visitantes da região.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), essa estrutura robusta trará melhorias não apenas no transporte, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico local e regional, resolvendo problemas históricos e oferecendo uma rota mais segura para emergências, conforme fontes oficiais do governo estadual.
Após o início formal das obras em outubro de 2023, o projeto já passou por diversas etapas, como a instalação de canteiros industriais e licenciamento ambiental.
No entanto, em agosto de 2024, um acordo suspendeu temporariamente uma ação judicial que tentava interromper o andamento da construção, movida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deu um prazo adicional de 60 dias para que a controvérsia sobre o impacto ambiental seja resolvida. Até agora, 46% do valor total da obra já foi empenhado, garantindo cerca de R$ 178 milhões disponíveis para continuar o projeto.
Impacto local: o que dizem os moradores e comerciantes?
Conforme pesquisas realizadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o projeto tem um apoio massivo da população, com 97,9% de aprovação dos moradores locais e frequentadores do litoral.
A ponte não só vai melhorar a vida dos residentes, mas também dinamizar o turismo e facilitar o atendimento em situações de emergência, o que é um grande alívio para a comunidade local.
O que esperar nos próximos meses?
Os próximos passos envolvem a conclusão das fundações e estacas, além de obras de infraestrutura nos acessos viários.
A previsão de término em 2026 pode parecer distante, mas os avanços já observados, com 14 das 64 estacas de concreto instaladas, são indicativos de que o projeto está no caminho certo.
Segundo o DER, a ponte não sofreu suspensões significativas e todas as questões ambientais estão sendo conduzidas de acordo com a legislação vigente.
Fonte: CP&G|Link: https://clickpetroleoegas.com.br/ponte-de-quase-r-400-milhoes-no-brasil-vai-ligar-cidades-gerar-empregos-e-tem-data-para-ficar-pronta/
Só os imbecis são contra a construção da tão sonhada ponte, só não concordamos após pronta seja privatizada!
Concordo. Eu também sou contra.
Mas gostaria de entender o que acontecesse se privatizar, uma vez que o governo também irá cobrar pedágio? É em relação a isso. Ou mesmo se privatizar, haverá cobranças de pedágio, abusiva, ou seja, valor bem mais alto do que o governo.
Obrigado por responder.
Aobra só vai ficar na ponte. E as estradas que levam até ela. Vai suportar o fluxo de automóveis e caminhões nas estradas.
Requião era um ….
Pois conserteza ela será privatizada e cheia de pedágio.
Melhor paga r pedágio e atravessar rápido, do que pagar travessia e ficar horas esperando…
Parabéns governador do Paraná
Vc vai resolver a vida dos paranaense e dos turistas quê vierem visitar o litoral, além de desafogar o trânsito no local.
🇧🇷🙌🙌🙌👍
Nosso governador Ratinho e uma fábula
Um dos nelhores do Brasil.
Com toda certeza o melhor.
Só quem passa 4 horas n fila de espera da balsa com crianças chorando num calor escaldante, sabe o valor desta obra.
Já passei pelo ferry Bolt duas vezes ,foi bom ,más cansativo esperar, vai melhorar muito!!
ESPERAMOS QUE ESSA OBRA TERMINE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA ACABAR DE VEZ COM O CONGESTIONAMENTO, QUE É MUITO RUIM FICAR ESPERANDO AS BALSAS PARA PODER ATRAVESSAR.
Uma obra maravilhosa do governo Estadual 👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Parabéns ao governo Estadual
Parabéns ao Governo Estadual e todos envolvidos
O pior é você ir para Guaratuba e ficar 3 horas para atravessar um pequeno pedaço. Vai melhorar muito essa ponte e sim tem que colocar pedágio até porque que praia não tem pedágio no brasil, quando você vai para o litoral de são Paulo tem pedágio então se você está indo para uma cidade litorânea seja qual for tem que haver pedágio.
Será uma maravilha para todos nós !!!
Os que são contra a construção deveriam ser proibidos de transitar por ela, depois de pronta, pois se são contra não merecem ter acesso à ela.
Além de parmos para construir temos que desembolsar para usar. Chega já pagamos demais quase tudo nesse país. E ainda sempre aparece um político herói pra se beneficiar. Como o ultimo viaduto construído em Florianópolis SC.
Parmos * Pagarmos.
Além de pagarmos para construir temos que desembolsar para usar. Chega já pagamos demais quase tudo nesse país. E ainda sempre aparece um político herói pra se beneficiar. Como o ultimo viaduto construído em Florianópolis SC.
A obra é necessária, mas se não resolveram as vias de acesso vai surgir um novo problema. Não só na temporada, mas se os caminhões que virão de Santa Catarina para o Porto de Paranaguá poderão ser problema principalmente em Matinhos.
Na real não temos que elogiar ninguém, a ponte é benfeitoria que devia ser feito a tempo e uma obrigação dos governantes seja direita ou esquerda ,quem paga a construção da mesma são o povo, por isso vamos ficar atentos e cobrar mais de quem está no poder.
Essa ponte deveria ter sido construída a muito tempo! O projeto da obra deve ter sido aprovado e modificado várias vezes enfim saiu ! Vai melhorar muito o litoral paranaense tanto para os moradores como para os veranistas!!!!!!
pessoal não vamos sofrer antes do tempo (parabéns governador do Paraná Ratinho jr) pela obra de suma importância .