Manter a navegabilidade do Rio Paraná é uma prioridade estratégica para o desenvolvimento econômico e logístico do Paraguai.
Neste contexto, o MOPC lançou o concurso público nacional para dragagem de manutenção emergencial do Rio Paraná, no trecho que se estende de Yacyretá até a confluência com o Rio Paraguai.
O concurso, identificado como ID do Concurso n.º 449.119 – Aviso MOPC n.º 89/2024, visa garantir a continuidade e eficiência do tráfego fluvial nesta artéria vital para o comércio regional. Com um orçamento estimado em G. 79,7 bilhões, o projeto está dividido em três lotes estratégicos que abrangem diferentes trechos do rio: de La Patria a Vuelta Itatí, de Hay a Carpinchero e de Cancha Dorada a Naranjito.
As empresas interessadas em participar neste concurso têm até segunda-feira, 21 de outubro de 2024, às 09h00, para apresentar as suas propostas na Mesa de Entrada Única do edifício central do MOPC, situado na esquina Oliva Alberdi. Esta iniciativa visa não só melhorar a navegabilidade do rio, mas também otimizar os custos logísticos ao permitir que as embarcações operem em plena capacidade.
Os volumes de dragagem previstos são substanciais, com quantidades variando entre o mínimo de 342.857 m³ e o máximo de 632.143 m³, dependendo do lote. Estas obras de manutenção são cruciais para contrariar a sedimentação natural que pode criar bancos de areia, reduzindo a profundidade do rio e afetando o trânsito de embarcações de grande calado.
Período de execução da obra
O Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) estabeleceu um prazo de execução de 26 meses para a conclusão destas obras críticas, que terá início após a notificação da Ordem de Início. A flexibilidade é uma componente chave deste projecto, reconhecendo a natureza dinâmica do rio e o potencial para surgirem novos desafios durante o período de implementação.
A importância deste projeto transcende as fronteiras nacionais, uma vez que o Rio Paraná é uma via de transporte crucial para o comércio regional. A manutenção adequada de sua navegabilidade beneficiará tanto os produtores quanto os exportadores locais, fortalecendo a posição do Paraguai como ator-chave na logística fluvial sul-americana.
Fonte: Mopc-PY