Harold Bergen, governador de Boquerón, expressou seu entusiasmo pela recente encomenda de início da pavimentação asfáltica do terceiro trecho da Rota Bioceânica após a aprovação dos projetos, destacando os enormes benefícios que esta obra trará para a região do Chaco.
O chefe do departamento destacou os múltiplos benefícios que o Corredor Bioceânico trará para diversos setores. Para o setor agrícola, destacou que “os pecuaristas e produtores agrícolas poderão chegar aos seus destinos com muito mais rapidez, trazendo um benefício imenso para toda a área de produção”. Da mesma forma, destacou que a nova rota facilitará o acesso das comunidades indígenas da região à capital departamental.
“Estamos muito felizes porque é uma necessidade muito grande. Esta obra transformará o Chaco em um pólo de produção, desenvolvimento e integração. Será um antes e um depois visível e palpável na área”, disse Bergen.
Na área da saúde, Bergen citou uma melhoria significativa nos cuidados médicos de emergência. “Na área de Pozo Hondo e Pedro P. Peña, às vezes as ambulâncias ficavam presas na estrada com pacientes, o que é muito incômodo. “Isso não vai mais acontecer”, afirmou.
Além disso, sublinhou que os tempos de viagem entre regiões serão consideravelmente reduzidos, explicando que “actualmente, quando a estrada está em mau estado, temos de fazer muitas curvas, cerca de 150 km, para chegar ao asfalto, o que implica mais custos e tempo .”
Benefícios diretos para 30.000 pessoas
O governador estima que entre 20.000 e 30.000 pessoas no departamento de Boquerón serão beneficiadas diretamente com esta obra. E finalizou manifestando sua satisfação com o início dos trabalhos: “Agora vocês vão começar a ver as máquinas na pista. Este trabalho trará benefícios para todos os setores, não apenas para um.”
A construção do Corredor Bioceânico representa um passo significativo no desenvolvimento da região do Chaco, prometendo melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes e aumentar as oportunidades económicas da região.
A obra contempla 224 quilômetros de asfalto novo, desde Mariscal Estigarribia até Pozo Hondo, e a sua execução é realizada em quatro lotes. Destes, 220 quilômetros correspondem ao corredor principal, enquanto o restante é destinado a melhorias viárias em Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, incluindo acessos, travessias urbanas e coletoras.
Fonte: MOPC-PY
Prezados.
Uma obra magnífica. Este corredor facilitará a união, tão esperada, há anos, ligando por rodovia os dois Oceanos, o Atlântico e o Pacífico.
Vai impulsionar o comércio , o transporte, o turismo, entre quatro paises, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Parabens
Saudações a todos os leitores desta matéria! E importante que nós todos tenhamos consciência de manter no poder políticos que se empenhem em tocar esses projetos de integração entre os povos latino-americano, pois já perdemos muito com as antigas políticas de desconfiança que havia no passado! Nações ricas do hemisfério norte, ganharam muitos milhões vendendo armas de defesa aos países Sul americanos, explorando e instigando essas políticas de desconfiança! Verbas que poderiam ser gastas em obras, foram desviadas para compras de armas, transferindo muitos milhões das nações pobres para os já multimilionários países ricos!