Ponte Bioceânica ganha forma para unir dois oceanos e fortalecer a conexão regional

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A construção da ponte rodoviária internacional, que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) a Porto Murtinho (Brasil) e será a principal ligação do Corredor Rodoviário Bioceânico, representa mais da metade de sua execução total, apresentando ótimo desenvolvimento em ambas as margens do rio Paraguai.

No início de agosto chegaram ao canteiro as últimas vigas, que foram deslocadas para o lado brasileiro. Imediatamente começaram os trabalhos de montagem, com ritmo médio de um trecho e meio por dia.

Além disso, foi concluído o carregamento da cabeceira do cais 17A, completando assim a execução de todos os pilares da ponte. A laje superior da base do cais 14 também foi carregada no mesmo dia.

Na estaca 13 prosseguem os trabalhos de reforço dos mastros e colocação da cambota superior. A elevação dos pilares 13 e 14 também continua.

Outra atividade importante foi o pós-tensionamento da segunda viga superior do pilar 13, iniciado na quinta-feira, 1º de agosto, e concluído no sábado, 3 de agosto de 2024.

Uma obra que unirá dois oceanos

A Ponte Bioceânica é uma obra de grande porte que se destaca como principal elo da Rota Bioceânica, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio. Este projecto de infra-estruturas não só conduzirá a melhorias significativas na conectividade física, mas também promoverá a integração regional.

Além disso, facilitará o tráfego fronteiriço e agilizará os procedimentos aduaneiros, resultando numa logística mais eficiente e numa maior competitividade económica em toda a região sul do nosso continente.

A obra, dirigida pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), está sendo financiada pela Itaipú Binacional, marcando um marco na cooperação regional e no desenvolvimento de infraestrutura. A construção é realizada pelo Consórcio Binacional PYBRA.

 

Fonte: Mopc-PY

20 Comments on “Ponte Bioceânica ganha forma para unir dois oceanos e fortalecer a conexão regional”

  1. No trecho brasileiro é preciso melhorar a fluidez das estradas no MS.

    No trecho paraguaio falta ainda asfaltar e melhorar a infra no trecho do Chaco, coisa fácil de fazer.

    No trecho chileno parece que está tudo pronto. Entre Calama e Antofagasta já está tudo duplicado. Entre Antofagasta e Iquique a RN5 está com asfalto e trevos novos. Falta fazer um contorno em San Pedro de Atacama para que o trânsito não cruze a cidade.

    Mas o trecho argentino será um gargalo! Subir a Cuesta del Lipan entre Purmamarca e o Paso Jama, hoje em péssimas condições, será um desafio para as carretas. Sem contar os frequentes fechamentos por intempéries no inverno e chuvas no verão. Pelo Paso Sico, sem pavimentação, é pior ainda…

  2. Excelente!
    Mais uma obra que facilitará
    a rota dos oceanos pacífico é atlântico para nosso desenvolvimento.
    Parabéns aos paises que fazem partes deste projeto.

  3. Lula foi ao Chile e não ouvimos ele fazer nenhum relacionamento a essa ligação,e sim mais e somente sobre as ligações com a parte de aeroespacial, muito ruim isso

  4. A pujança paraguaia tem muitas mãos de brasileiros! Pena que os governos de esquerda do Brasil não via no Paraguai um canal de contratos superfaturados, preferiram Ditaduras como Venezuela, Cuba, Peru, Bolívia, África, etc

    1. Tá ficando doido, Bolsonaro não fez nem 1 metro, ele só quis vender a BR DISTRIBUIDORA E REFINARIAS A PRECO DE BANANA para receber propina em jóias

  5. O governo do molusco só apresenta rombo para buscar mais impostos do contribuinte brasileiro. Acho que muito desse rombo é farsa para poder taxar o brasileiro. A Globo e a mídia esquerdista passa pano para Lule e seus comparsas. A polícia federal foi em cima dos 11 containers que Lule tirou do palácio do Planalto? Como foi que toda família do molusco ficou rica, irmãos, sobrinhos e etc? Onde estão os relatórios do TCU, da receita federal e todos os órgãos fiscalizadores que pegam sonegadores e corrupção? O governador do RS crítica até hoje o governo federal por não ter mandado nenhum dinheiro para investir no estado quebrado pela enchente. Cadê os artistas que saiam em defesa do Pantanal e da Amazônia quando estavam pegando fogo no governo Jair Bolsonaro e agora no governo Lule é muito pior e não aparecem? Quer dizer então que incêndio florestal tem lado? Quem apoia ladrão é bem safado! Artistas e mídia esquerdista é tudo nojento e contra a humanidade.

  6. E estão fiscalizando o contrabando praticado pelo consórcio PYBRA, conforme confirmado pela RFB na operação ponte segura, datada de 13/12/23?? Pois restou mais que comprovado de que os insumos estavam sendo CONTRABANDEADOS para o Brasil… e aí, como está esse caso? Em quanto foi o auto de infração lavrado?
    O consórcio tenta até hj através isenções tributárias (tenta pois nenhuma tentativa deles deu certo), só em material fruto do contrabando foram apreendidos 2,8 milhões de reais.
    E mais, como está as questões trabalhistas dos trabalhadores do consórcio? O acordo Binacional estabelece que a obra na margem brasileira deve seguir a legislação BRASILEIRA, entretanto, até pouco sequer havia empreiteira brasileira contratada, e os contratos de trabalho eram uma aberração, os trabalhadora não tinham CTPS assinada, COMO ESTÁ ISSO?? Cadê o ministério do trabalho??
    E o ISS, resolveram começar a pagar ao município de Porto Murtinho? Estavam sonegando…
    Uma obra dessas não pode ser realizada sendo fruto de afronta à legislação.

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