Obras da ponte bioceânica entre Paraguai e Brasil avançam

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A construção da Ponte Bioceânica, que ligará Carmelo Peralta, no Paraguai, a Puerto Murtinho, no Brasil, continua avançando em bom ritmo. De acordo com o último relatório apresentado pela empreiteira, estão sendo registrados avanços importantes, principalmente do lado paraguaio.

Na costa paraguaia, atualmente as obras estão concentradas no Pilar 13, uma das principais estruturas da ponte. As equipes de construção montam a fôrma e a plataforma do segmento inicial em ambos os lados deste pilar. Estas tarefas são cruciais para a estabilidade e resistência da estrutura.

Enquanto isso, do lado brasileiro, a montagem das 96 vigas previstas para aquele trecho da ponte já foi concluída. A obra avança em vários trechos em simultâneo, com atividades que incluem a betonagem de vigas de contraventamento, a colocação de armaduras e a montagem de pré-lajes em vários vãos.

Um projeto estratégico para a região

Esta ponte é peça fundamental do Corredor Rodoviário Bioceânico, um ambicioso projeto que busca conectar os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio. A obra não só melhorará a conectividade física entre o Paraguai e o Brasil, mas também promoverá a integração regional e o desenvolvimento econômico na América do Sul.

 

Esta iniciativa, promovida pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) com recursos da Itaipú Binacional, representa um excelente exemplo de cooperação. O trabalho é realizado pelo Consórcio Binacional PYBRA.

 

Fonte: Mopc-PY

 

23 Comments on “Obras da ponte bioceânica entre Paraguai e Brasil avançam”

  1. Parabéns aos engenheiros, países e órgãos governamentais que estão unidos pelo progresso da região; Onde vai as rodovias o progresso acompanha. Att.

  2. Essa obra fundamental nem é citada na grande imprensa pois eles são contra a integração da América do Sul. Para eles o canal do Panamá é ótimo !

  3. Todo o apoio a este projeto do atual governo, que se empenha no desenvolvimento do Brasil. E a todos os funcionários meus Parabéns. Parabéns a todos os envolvidos nessa obra, governo Federal, Estadual e municipal. Espero em breve estar passando nessa rodovia.

    1. A construção foi planejada no governo FHC, em 2000. Depois vieram Lula e Dilma, mas a obra só foi iniciada em 2022, no governo Bolsonaro.

  4. A ligação do Brasil com o Oceano Pacífico é fundamental pra fomentar a economia brasileira e da América do Sul com a Ásia. Vai diminuir muito o tempi e os custos de transporte, tornando nossos produtos mais competitivos pra China e toda a Ásia. AVANTE, BRASIL !

    1. COM ESTA GRANDE OBRA DA BIOCEANICA TODO MERCOSUL SAIRÁ GANHANDO, PARABÉNS TODOS PAISES ENVOLVIDOS!!!!! VIVA AMERICA DO SUL,

  5. Estou feliz com a construção dessa obra!
    Parabéns aos envolvidos 👏👏👏👏👏
    Parece que estou sonhando…
    Que seja concluída essa GRANDE OBRA!!!
    GRATIDÃO

  6. Demorou 524 anos para integrar os oceanos Atlântico e o Pacífico de uma forma mais ágil e rápida através dessa Rota Bioceanica Só espero q tenham um pouco de moderação e inteligência nos pedágios a serem colocados nessa rodovia

  7. A Biomecânica passando por aduana e fronteira chacos e cordilheiras em terras Paraguaias Argentina e Brasileiras que Deus abençoe o progresso em nossa região

  8. É uma obra que trará desenvolvimento para a economia Sul mato-grossense, bem como para o Centro-oeste e Sudeste, vai alavancar o turismo local e nacional, pois o sonho de atravessar a cordilheira dos Andes e o Chile atingindo o Pacífico vai se tornar realidade.

  9. Eu acho que aqui no estado de São Paulo temos uma importante rodovia inacabada, a rodovia Castelo Branco, que termina no Km 315, na altura da cidade de São José do Turvo. Se fizessem a continuação dessa rodovia até o limite com o estado de Mato Grosso do Sul seria bacana. Entrando através de uma ponte essa rodovia continuaria até na fronteira com o Paraguai onde se conectaria com essa ponte Bioceânica e interligar ia através do território paraguaio ao Oceano Pacífico. A Castelo Branco deveria sim se tornar uma rodovia federal, igual as rodovias Régis Bittencourt (BR 116), Fernão Dias ( São Paulo a Belo Horizonte) e a Via Dutra ( São Paulo ao Río de Janeiro ).

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