MS terá uma agência de fomento para o desenvolvimento econômico em parceria com o BRDE

Compartilhe

Mato Grosso do Sul terá uma agência de fomento em parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). O encaminhamento ocorreu hoje (01) durante o encontro dos governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) que contou com a presença dos governadores Eduardo Riedel (MS), Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Junior (PR) e Jorginho Mello (SC). O evento ocorreu no auditório Germano de Barros do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Foto: Mairinco de Pauda

Durante a solenidade, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, foi empossado na presidência do Conselho, em sucessão ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

“Hoje, o governador Eduardo Riedel assumiu o CODESUL, mas teve uma deliberação extremamente importante. Nós, no último ano, havíamos discutido com o BRDE, que é o Banco Regional do Extremo Sul, sobre como o Mato Grosso Sul poderia se tornar sócio ou fazer parte efetiva da instituição. E hoje, na reunião, os governadores deliberaram que o Mato Grosso Sul irá constituir sua agência de fomento. Então, a partir daí, nós vamos criar um banco de fomento do Mato Grosso Sul em parceria com o BRDE”, explicou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, que participou do encontro.

Verruck salienta que a criação da agência de fomento vem sendo estudada há praticamente um ano junto com o BRDE. Neste período o secretário pontua que foi avaliado qual seria a melhor forma do Mato Grosso do Sul entrar no banco. “A primeira que foi descartada que seria ser sócio direto. Os custos hoje seriam elevados e essa possibilidade foi descartada. Aí nós caminhamos no segundo momento de como poder emparcerar. E definimos, e hoje foi aprovado pelos governadores do Codesul, que o formato da agência de fomento será através de uma parceria entre o Governo de Estado, que vai instituir uma agência de fomento, e o BRDE entrando como sócio nessa agência”, acrescentou. O processo, segundo o titular da Semadesc deverá ser de seis meses, pois precisa contar com a aprovação do Banco Central.

“Isso significa permitir ao Mato Grosso do Sul ter o seu próprio banco de financiamento, atender aos pequenos empresários, utilizar recursos do FCO e alavancar um volume significativo de recursos para o desenvolvimento econômico do Estado”, complementou.

O secretário explicou que o banco terá 51% de domínio do estado do Mato Grosso Sul e 49% de participação do BRDE. “Esse será um banco inovador, é a primeira experiência no Brasil dessa forma. A partir de agora, começamos a desenvolver todos os estudos e o Mato Grosso Sul passa a contar com uma ferramenta importante de apoio creditício aos nossos empresários, aos micro e pequenos empreendedores, a crédito orientado. Então, é um grande avanço, uma grande definição do poder sul hoje, aqui em Campo Grande. Agora, com a presidência do nosso governador Eduardo Riedel nós ganhamos mais uma grande ferramenta para o desenvolvimento econômico do Estado que será nossa agência de fomento”, concluiu Verruck.

 

 

Fonte: Semadesc MS|Rosana Siqueira

 

Fotos – Mairinco de Pauda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *