O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, participou na manhã dessa sexta-feira (2) do evento “Fazendo Negócio com a Índia”, realizado na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).
Estavam presentes o presidente da Fiems, Sérgio Longen; o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy e o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth da Nóbrega, além de Leonardo Ananda, CEO da Câmara de Comércio Índia Brasil.
Verruck representou o governador Eduardo Riedel no encontro e destacou a importância do fortalecimento das relações comerciais com o país asiático.
“A Índia tem uma grande população e um forte crescimento da classe média. Entendemos que a Índia está caminhando para o mesmo processo que a China caminhou há, praticamente, 20 anos. É um País que está crescendo muito e tem oportunidades. O Brasil ainda exporta pouco para a Índia e Mato Grosso do Sul tem muitas matérias primas que eles estão precisando. É uma oportunidade para os empresários sul-mato-grossenses”, frisou.
As exportações de Mato Grosso do Sul para a Índia em 2023 atingiram US$ 180 milhões, com um volume de 234 mil toneladas, conforme dados apurados pela Assessoria de Economia e Estatística da Semadesc. Na avaliação de Verruck, esses números refletem a relevância crescente do Estado como fornecedor de produtos estratégicos para o mercado indiano. Produtos como açúcares, melaços, gorduras e óleos vegetais destacaram-se como os principais da pauta de exportação.
Observa-se ainda que o valor das exportações totais cresceu ao longo do período analisado, com um aumento de 289% no valor FOB de 2020 a 2023. “A expansão da classe média indiana tem impulsionado possivelmente por uma maior demanda pelos nossos produtos”, pontuou.
Fonte: Semadesc MS|João Prestes