A construção da ponte Bioceânica avança em diversas frentes

Compartilhe

A construção da ponte Bioceânica, uma das obras de infraestrutura mais importantes da Região Oeste do Paraguai, avança satisfatoriamente. Ao final de julho, o projeto atingiu 56,02% de avanço acumulado, com avanços notáveis ​​em ambas as margens do Rio Paraguai.

Esta obra, executada pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) com recursos da Itaipú Binacional, é considerada o elo fundamental da Rota Bioceânica, pois ligará dois oceanos através do Chaco Paraguaio, desde a fronteira com o Brasil até a fronteira área com a Argentina, em Pozo Hondo.

Do lado brasileiro, destacam-se os avanços no viaduto e deck de acesso. A concretagem das lajes dos trechos 29 e 28 foi concluída, enquanto as obras dos trechos 27 e 26 estão quase concluídas. As seções 25 e 24 mostram progressos significativos na colocação de pré-lajes.

No Pilar 14, correspondente ao pilar principal da estrutura atirantada do lado brasileiro, foi concluída a colocação de fôrmas e plataforma para fôrmas, permitindo avançar na colocação de reforço para a segunda viga de contraventamento.

Por sua vez, do lado paraguaio, as obras também registram avanços importantes. No Pilar 13, que corresponde ao pilar principal da zona atirantada, são realizadas tarefas de colocação de armaduras no segmento 1 do tabuleiro. Além disso, foram iniciados os procedimentos de elevação do último troço do Pylono P13, através de um sistema de cofragem deslizante.

Uma obra que fortalecerá a integração

A nova infraestrutura que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul, Brasil) potencializará a integração regional, facilitando o trânsito fronteiriço e os procedimentos aduaneiros, o que resultará em maior eficiência logística, tornando o Chaco paraguaio no principal protagonista do comércio internacional.

 

 

Fonte: MOPC-PY

38 Comments on “A construção da ponte Bioceânica avança em diversas frentes”

  1. A ponte deve ficar pronta!
    Já o Corredor Bioceânico e a Ferrovia Bioceânica vão projeto demorar anos para serem realidade! A Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), que visam interligar os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone Sul da América do Sul. Ainda vai demorar muito!

    1. Devemos da Graças a Deus, que o governo atual do Brasil, faz uma política de integração com vários países do mundo e principalmente em América do Sul,.alavancando o desenvolvimento do Brasil.

      1. Kkkkk o senhor acha que com um avanço desses em obras seria do governo atual? Não dão conta nem do que já existe vão projetar uma obra de início em dois anos e estar com este avanço. Gostaria que assim fosse, mas infelizmente a realidade é outra, e olha que torço por este governo, mas ele não se ajuda. Parabéns pela obra. Não importa de que governo, mas que ela seja concluída e traga desenvolvimento para toda a região.

      2. Por que integrar o Brasil a vários países e deixar o canal da transposição do rio são Francisco fechado ??..
        Tanta gente sofrendo… 😔😔😔

      3. Você só pode estar sendo irônico ou desinformado (para não chamar de outra coisa) por desconhecer a história da Rota Bioceanica, ou sendo mau-caráter mesmo em tentar enganar quem lê seu comentário, típico de quem apoia e dando crédito ao governo atual.

        A ideia da Rota Bioceânica, também conhecida como Rota de Integração Latino-Americana (RILA), surgiu na década de 1960 e foi desenhada e esperada por autoridades e comunidades da América do Sul. O projeto teve início em 2000, na cúpula de presidentes da América do Sul, com o objetivo de integrar o continente sul-americano.

        O conceito inicial de criar um sistema de integração sul-americano que permitisse acesso a ambos os oceanos que banham o continente foi uma sugestão do governo Boliviano, em 2013.

  2. Essa obra é um marco na integração da América do Sul . Integrar a América e fundamental para termos um só povo na América. América sem fronteiras!!

    1. É assim que a esquerda pensa, um só povo. E a soberania? Bom, esse governo que está aí não se importa com isso, quanto mais comunismo melhor.

      1. Comunismo ??? Será que você sabe o que é comunismo ? Brasil comunista ?? Você não está por dentro das notícias atuais !! Vai se informar primeiro, e não seja como um papagaio que repete, só repete o que um humano fala !!! Queria eu ter a vida de comunista do LULA !!!

    1. Já estava em construção esperto…Teu papai Lula fechou as águas da transposição do São Francisco e botou os caminhões pipas para levar água para o povo 👏👏👏

    2. Que papai lula que nada, foi com dinheiro de Itaipu, e está sendo feito pelo Paraguai. O Brasil não pós dinheiro nessa obra. E sim a empresa. No período do Bolsonaro foi feito o acordo. E um obra de Estado e não de governo, nem lula nem Bolsonaro e sim dos dois Estado Brasil/Paraguai.

      1. A ponte entre Tocantins e Pará bolsonarista distância que se Lula ganhase a obra parava,já está noventa e nove porcento pronta,obra sem interrupção.

      2. E quem governava os 2 países?
        Bosonara na falava com presidente do paraguai, quem abril as portas,e a Itaipu quem levou adiante o projeto. ? Só não vê quem é negacionista, extremista. Kkkkkkk

    3. Respeito a sua opinião mas, sinto em te dizer que enquanto nós não abrirmos os olhos em relação aos nossos políticos e como se dá o jogo de poder nessa politicagem,continuaremos sendo enganados, pisoteados por eles.
      A verdade é que gostamos de viver na ignorância e sermos passados para traz!!!
      Tudo que o político sem princípios quer é precisa.
      MEUS PÊSAMES!!!

  3. A ITAIPU BIOCEÂNICA que financia a obra poderia fornecer iluminação com postes e refletores para obra funcionar até mais tarde. E poderia pensar em algum incentivo também.

    Temos que adiantar em períodos que não tem chuva.

    Espero enormemente que tenhamos a ferrovia malha oeste até o oceano Pacífico com rota principal entre a Norte Sul e o Pacífico.

  4. Seja como for e, mérito de quer que seja, são obras de integração dos povos Latino-Americanos!
    Queira Deus que vejam rápido o turismo entre os nossos países, através de trens com qualidade, como já viajei, Lisboa, Fátima, Madri, Lourdes, Paris, Turim e Roma – encantador! Imagine o Brasil – continental e mais os países de toda a América Latina – trens!

  5. Eu fico muito orgulhoso de ver o Brasil , avançando ainda falta alguns ajustes, mais, graças a Deus o governo, federal, está se esforçando , Brasil o melhor país do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *