Em recente reunião realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, autoridades do Paraguai e do Brasil reafirmaram seu compromisso com a construção de uma ponte sobre o rio Apa, que ligará as cidades de San Lázaro e Porto Murtinho. Este projeto estratégico de infra-estrutura procura fortalecer as relações bilaterais e melhorar a integração regional.
A reunião contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. Do lado paraguaio, estiveram presentes a prefeita de San Lázaro, Joaquina Azuaga, vereadores, deputados departamentais de Concepción e Eng. Fabio Riveros, do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Durante o encontro (29/07/2024), foi reafirmada a vontade de continuar avançando nos esforços para a construção da ponte, projeto acordado há anos entre os presidentes das duas nações.“Este acordo foi assinado há alguns anos como resultado de um entendimento entre os presidentes dos dois países”, comentou Riveros.
Em 2019, o Paraguai promulgou a Lei 6.342, que aprova o acordo bilateral para a construção da ponte internacional sobre o rio Apa. “Essa lei foi emitida em 2019, justamente quando a pandemia da COVID-19 começou”, explicou Riveros, observando que a emergência sanitária global atrasou o progresso, mas que a recente reunião reavivou os esforços conjuntos.
Um passo fundamental para atingir o objetivo é a ratificação do acordo pelo Congresso brasileiro. Nesse sentido, as autoridades regionais brasileiras, incluindo o governador Riedel e o prefeito Citra, comprometeram-se a tomar as medidas necessárias para esse fim.
Projeto e construção, pelo Paraguai
O Paraguai assumiu o compromisso de financiar integralmente os custos de construção da ponte, incluindo a preparação dos projetos e estudos necessários. Esta ponte não só fortalecerá a integração com o Brasil, mas também fará parte do Corredor Bioceânico em construção entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. “Com a conclusão desta ponte em San Lázaro, os departamentos de Concepción e Amambay se conectarão mais rapidamente ao Corredor Bioceânico”, acrescentou Riveros.
A reunião terminou com a firme decisão das autoridades de ambos os países de continuar a trabalhar de forma coordenada para tornar a ponte uma realidade, o que é de grande relevância para o desenvolvimento económico e a integração regional.
Fonte: Mopc-PY
+ Duvido que o PY vai financiar kkkkk piada nunca financiou aliás ao contrário verba vai e simplesmente evapora
Buen cidadano en nada conoces mi País jusgar lo que no tienes conocimiento primeiro recomiendo ser menos ignorante antes de dar tu contra y te burlas antes estudies
Notícias velhas, requentadas, viche!
Todas as pontes binacionais são pagas pelo Brasil. Porque os custos de planejamento e construção não são compartilhados.
Nosso dinheiro indo para os bolsos dos corruptos
Esse corredor bioceanico será uma rota de exportação, comércio e turismo.para Brasil, Paraguay, Argentina e Chile! Que a população cobre serviços!
Importante obra de integração, pode ser financiada pela bi-nacional Itaipu
Parabéns às autoridades dos países pela iniciativa que irá conectar-se com a maior população do mundo mais rápido e todos ganharam. Todos irão ganhar com o comércio e maior integração para uma América Latina unida e desenvolvida.
Sábias palavras e conhecimento de causa.
Lá se vai o suado dinheirinho do povo brasileiro para pagar obra superfaturada e engordar o bolso de mais alguns políticos. Não vejo nenhuma vantagem estratégia real com essa rota. Se o objetivo é comercializar mais produtos com a china, que faça ela pagar.
Uma pena que não vai pro teu bolso, ai seria fantástico e vantajoso.
Para não ter dúvidas, ideal seria ser mais claro com seu objetivo para construção da ponte.