Estão sendo acertados os últimos detalhes do 5º Fórum de Governos Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que será realizado de 19 a 21 de junho nas cidades de Loma Plata (Boquerón) e Carmelo Peralta (Alto Paraguai) com a participação de delegações do Chile , Argentina e Brasil.
Este ano o grande protagonista é o Chaco paraguaio. A organização está a cargo dos governos locais, com abertura oficial marcada para quinta-feira, dia 20, na cidade de Loma Plata, com a presença de autoridades nacionais.
O principal objetivo do fórum é promover a integração, o desenvolvimento sustentável e explorar novas oportunidades de investimento. Mais de 600 visitantes, incluindo delegados internacionais dos 4 países que compõem o corredor, o encontro promete ser um marco para a região.
O coordenador da Unidade de Execução do Projeto FONPLATA, do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), Eng. Alfredo Sánchez, destacou a importância do evento.
“Esta reunião permitirá aos governos subnacionais analisar as novas oportunidades oferecidas pelo corredor e fechar acordos comerciais de grande relevância”, sublinhou.
A agenda inclui sessões plenárias, mesas de trabalho, conferências de negócios e um passeio pelas obras da ponte Bioceânica na cidade de Carmelo Peralta, onde será relatado o andamento da obra e do terceiro trecho do Corredor Bioceânico, atualmente em andamento de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo. Somam-se a isso também visitas a locais históricos, populações indígenas e menonitas da região.
Eixo estratégico
O Corredor Bioceânico do Eixo de Capricórnio é uma rodovia de mais de 3.000 km que se estende de São Paulo, no Brasil, até os portos chilenos de Antofagasta. No Paraguai, o percurso tem 532 quilômetros, atravessando o Chaco paraguaio em três trechos. O primeiro trecho, de 275,73 quilômetros de Carmelo Peralta a Loma Plata, já está concluído, enquanto a construção da ponte entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho, no Brasil, representa mais da metade do seu andamento.
Neste contexto, o 5º Fórum de Governos Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio representa uma oportunidade única para fortalecer a cooperação entre os países do corredor e promover o desenvolvimento sustentável na região, consolidando o Paraguai como um ator chave na integração bioceânica.
Fonte: Mopc-PY
One Comment on “V Fórum do Corredor Bioceânico terá o Chaco Paraguaio como protagonista”