Ponte Bioceânica continua sendo construída no Chaco Paraguaio

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A ponte rodoviária internacional, que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) a Porto Murtinho (Brasil), registra atualmente avanços que ultrapassam a metade de sua execução total, apresentando ótimo desenvolvimento em ambas as margens do Rio Paraguai.

Avanços do lado paraguaio

Todas as baterias de retenção já foram concluídas. A obra actualmente realizada consiste na montagem da cofragem da segunda viga, estando já concluídos o rodapé inferior e a primeira viga de contraventamento.

Prossegue também a execução dos elementos pré-fabricados (pré-lajes de borda e centrais), bem como a construção dos ladrilhos para o passeio estes elementos são fabricados no mesmo estaleiro utilizando uma pista preparada para o efeito;

Avanços do lado brasileiro

As obras actualmente do lado do país vizinho concentram-se no cais principal n.º 14, estando já concluída a primeira viga de escora, estando actualmente em curso a montagem das subidas superiores à referida viga de escora. todos os pilares de acesso ao viaduto já foram concluídos. Estão a ser concluídas as últimas subidas nas vigas de contenção, para completar estas estacas (os sistemas trepantes permitem a construção de elementos de betão altos).

Uma obra que unirá dois oceanos

A Ponte Bioceânica é uma obra de grande porte que se destaca como principal elo da Rota Bioceânica, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio.

Este projeto de infra-estrutura não só conduzirá a melhorias significativas na conectividade física, mas também promoverá a integração regional. Da mesma forma, facilitará o tráfego fronteiriço e agilizará os procedimentos aduaneiros, o que resultará numa logística mais eficiente e numa maior competitividade econômica em toda a região sul do nosso continente.

A obra, dirigida pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), está sendo financiada pela Itaipú Binacional, marcando um marco na cooperação regional e no desenvolvimento de infraestrutura. A construção é realizada pelo Consórcio  Binacional PYBRA.

 

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