Cerca de 200 famílias das comunidades Ayugui, Nueva Esperanza, Tiogai, Punta, Punta EUEI, Cucaani, Isla Alta, Jogasui, Atapi e Doojobie, pertencentes a Puerto María Auxiliadora de Carmelo Peralta, receberam uma doação para melhorar sua subsistência.
Graças ao Programa de Inclusão Econômica e Social da Ponte Bioceânica, estas localidades passaram a contar com motos e barcos, instrumentos vitais para o seu quotidiano.
A entrega dos instrumentos, fruto de um processo participativo no âmbito do Decreto Presidencial n.º 1039/2018 sobre Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado, decorreu no Palácio Municipal do Carmelo Peralta, no dia 13 de junho.
Participaram do evento lideranças indígenas, membros das comunidades Ayoreas beneficiadas e autoridades de diversas instituições, incluindo representantes do Município de Carmelo Peralta, Itaipú Binacional, Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), Instituto Indígena Paraguaio (INDI), bem como os responsáveis pela fiscalização e construção da nova ponte: o Consórcio Prointec e o Consórcio Binacional PYBRA, respectivamente.
Impulsionando suas atividades econômicas
A doação consiste num total de 60 motos e 86 barcos especificamente concebidos para fortalecer as atividades económicas tradicionais destas famílias, que incluem a pesca, a recolha de iscas e também a venda de artesanato.
Com esta iniciativa, pretende-se não só melhorar as condições de vida imediatas das famílias aiorianas do departamento do Alto Paraguai, mas também promover o desenvolvimento sustentável integral do seu ambiente, respeitando a cultura local.
Fonte: Mopc-PY