A ponte que mudará a configuração logística e fortalecerá os avanços da integração regional

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A obra, que mudará a configuração logística e fortalecerá os vínculos de integração regional, avança de forma constante, com mais de 55% de conclusão. Esta é a ponte rodoviária internacional que ligará as cidades de Carmelo Peralta, Alto Paraguai e Porto Murtinho, estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, considerada a principal ligação do Corredor Rodoviário Bioceânico.

A relevância da Ponte Bioceânica reside em ser a principal entrada do nosso país através do Corredor Bioceânico do Eixo de Capricórnio, que atravessa o Chaco Paraguaio para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, por isso é comparada ao novo Canal do Panamá. a sua capacidade de facilitar o comércio e a integração.

Desta forma, este corredor internacional emerge como uma artéria vital para o comércio sul-americano, promovendo não só melhorias significativas na conectividade física, mas também maior competitividade económica devido à poupança de 8.000 km que representará para o transporte de mercadorias neste parte do continente.

Quatro países e o mesmo objetivo

O projeto envolve diretamente quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai e Chile) e consiste em uma rodovia de mais de 3.000 km que se estende de São Paulo, no Brasil, até os portos chilenos de Antofagasta. No Paraguai, o percurso percorre 532 quilômetros divididos em três trechos no território do Chaco. O primeiro, de 275,73 quilômetros de Carmelo Peralta a Loma Plata, já foi concluído.

Lotes ativos na terceira seção

Atualmente já estão em fase inicial as obras dos 4 lotes do terceiro troço deste Corredor Bioceânico, de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, fronteira com a Argentina, abrangendo assim cerca de 224 quilómetros, dos quais 220 quilômetros correspondem ao corredor principal e o restante para melhorias nas estradas nas cidades de Mcal. Estigarribia e Pozo Hondo, como acessos, travessias urbanas e coletores.

A iniciativa em curso transformará toda a região, beneficiando diretamente localidades como Mariscal José Félix Estigarribia e Pozo Hondo, melhorando sua conectividade e acesso a serviços básicos. Da mesma forma, outras cidades como Loma Plata, Filadélfia, Neuland, Villa Choferes, Carmelo Peralta, Pozo Colorado e Villa Hayes, verão as suas oportunidades económicas aumentarem graças à melhoria da infra-estrutura rodoviária.

Em termos de população, estima-se que cerca de 41 mil habitantes serão beneficiados diretamente com esta obra, enquanto outros 225 mil das áreas circundantes serão beneficiados indiretamente.

 

Fonte: Mopc-PY

57 Comments on “A ponte que mudará a configuração logística e fortalecerá os avanços da integração regional”

  1. Deviam postar fotos de todos trechos já prontos da estrada e elaborarem um mapa de ponta a ponta do início até o fim da estrada, pois seria um atrativo principalmente para aqueles grupos que curtem Motor Homens e viajam constantemente por estas estradas agora, não só passeando, mas também levando conhecimentos de outros lugares, enfim a publicidade é tudo para todos.

    1. Motociclistas, estão na espera para cruzar a Bioceanica.
      Muito mais interessante e proveitoso que Rota 66.
      Diversidade de Países,paisagens e principalmente a cultura.☠️☠️☠️☠️☠️☠️

    2. No veo la ferrovia para transporte de la soya brasileña y otros productos alimenticios a los países de Asia vía océano Pacífico Antofagasta mejillones Chile..se va a construir también??? Soy exportador importador y vivo en salta norte de argentina…me interesa podemos hablar las respuestas. +5491136163486 wap…gracias.

  2. Quando assim este lado que já tá feito já a metade deve ser no Paraguai 🇵🇾 porque do outro lado deve ser Brasil porque só tem pilar

    1. Lula tem uma visão futurista.
      Aumentando o comércio internacional
      Entre as nações vizinhas e fortalecendo e diminuindo o tempo de viajem dos nossos produtos para a Eurásia.
      Pelo caminho da estrada, vamos colhendo carregando e transportando
      Pra isso que fiz o L.

      Não foi para roubar joias.

        1. Concordo contigo, Paulo. Em todo e qualquer assunto, tem algum chato querendo politizar. Às vezes, o assunto é interessante, mas quando entram essas pessoas, a gente perde até o interesse nos debates, que poderiam ser saudáveis. Será que ainda não entenderam que político, pelo menos no Brasil, só pensa em si próprio, no poder que o cargo representa e que o povo é apenas um rebanho de ovelhas ingênuas a serem manipuladas a seu bel prazer? Gostaria de saber o porquê dessa idolatria a qualquer político, sendo que eles deveriam ser apenas nossos servidores públicos, devidamente bem pagos para isso. E na maioria das vezes, incompetentes para o que lhe foi designado.

      1. Quanta bobagem num comentário.
        Esse projeto é antigo e a obra começou porque era projeto.
        Não porque o Lula ou Bolsonaro quis.
        Isso se chama projeto Brasil.
        E quem me dera se todos os políticos roubassem seus próprios presentes que ganham durante seus mandatos né meu nobre colega?

      2. Desculpa comedor de Mortadela…, mas essa obra início no governo anterior, sob batuta do ministro da infraestrutura Sr. Tarcísio. Portanto não mistura as coisas… .

      3. Se depender do Lula cachaceiro mentiroso ladrão corrupto essa ponte jamais será concluída. Será igual a transposição que o orçamento era 4 bilhões e passou dos 10 bilhões, e o Bolsonaro homem honesto que deu continuidade aos serviços e a inauguração.

      4. Se. Gilberto, as obras da Bioceanica tiveram início em fevereiro de 2022. Portanto não foi uma “visão futurista” dessa pessoa (que está hospedada em um hotel com diária de R$.74.000,00) para quem vc fez o “L”.

      5. Acho que vc está confundindo as coisas. Lula não tem poder. Ele não tem nem a cadeira e nem a caneta. Ele foi amarrado pelo congresso e senado. Uma prova disso é o arcabouço fiscal. E a propus esquerda foi quem votou em ampla maioria. Não podemos esquecer dos escândalos do governo do PT, que mergulhou o país em , cruze e corrupção. Muitos dos membros do partido foram presos como José Dirceu, Delubio Soares, João Vaccari, José Genuíno e além do próprio Lula. Seus crimes não foram extintos, apenas foi descondenado. Existem 12 condenações contra ele. E agora, sua popularidade cai e está entrando na zona do impeachment. Mais uma vez o PT e seus comparsas voltam e sairão de cena para entrar na história do crime no qual eles nunca mais voltarão. O Brasil está bem guardado pelo plano que vem sendo trilhado desde 2012. Isso através de estudo e análises políticas. Os militares são magníficos. Mas a maioria não acredita. Tanto faz, o resultado está aí!

      6. Eu Sou Um Engenheiro Civil e Tenho Uma Visão Futurista. E Quero Aproveitar a Oportunidade de Sugerir aos Representantes dos Quatro Países Beneficiados com Está Importante Obra Rodoviária Que ao Ser Concluída Esta Obra Fosse Feita ao Lado dela Uma Ferrovia como Existem nos Estados Unidos Ligando a Costa Leste do Atlântico a Costa Oeste do Pacífico daquele País . Esta Iniciativa Iria Baratear o Custo do Transporte das Mercadorias entre os Dois Oceanos.

        1. Grande obra do nosso lula isso sim e presidente de verdade!! Juntamente com nossos vizinhos do Mercosul!!!! Muitos vão dizer que foi o governo anterior de Bozo !!! Mais na verdade foi nosso lula presidente de verdade e de todos!!!

      7. Vamos ver se este CORNO do LULADRÃO não para a obra só porque a liberação para iniciar, foi dada por governo anterior. Está liberada desde 2021. Cambada de SAFADOS.

      8. Vdd. Não foi para roubar jóias. O LALAU é muito mais eficiente, 11 contêineres e a cereja do bolo, a faixa presidencial. Fora os valores devolvidos pelos amigos que devolveram os bilhões que “NÃO” roubaram. As provas não foram anuladas e não foi inocentado. Foi somente anuladas por não ter começado na cidade certa! Coisas dos padrinhos de toga! Missão DADA Missão cumprida!

      9. Vdd. Não foi para roubar jóias. O LALAU é muito mais eficiente, 11 contêineres e a cereja do bolo, a faixa presidencial. Fora os valores devolvidos pelos amigos que devolveram os bilhões que “NÃO” roubaram. As provas não foram anuladas e não foi inocentado. Foi somente anuladas por não ter começado na cidade certa! Coisas dos padrinhos de toga! Missão DADA Missão cumprida!!!!!

    2. Sua visão dos avanços e certo, lado paraguaios estão a frente ( com nosso eis ministro Tarcísio visionário que lançou as obras seria diferente)

  3. Bem a ministra do Brasil Simone tebet, deu uma entrevista dizendo que do lado brasileiro já foram concluídos 65% da ponte. Que é uma mentira como todo o desgoverno do Lules. Não foram concluídos nem os pilares da ponte do lado brasileiro. Do lado do Paraguai já está mais avançado. Já estão colocando as bases da ponte. Passei pelo Rio a uns 20 dias de barco. Poderiam integrar mais a cidade de Porto Murtinho a este projeto para desenvolver e beneficiar a cidade. Mas infelizmente passa a uns 10 km da cidade.

    1. A ponte biooceanica que vai favorecer o Mercosul, não pode ser perto de cidade alguma, porque ela carrega um imenso parque industrial, muito barulho que poderia atrapalhar o dia a dia da cidade, muitas partes da ponte é construída ali mesmo no parque de obras e é bom evitar acidentes com gente passando ao redor, o terreno para se construir a ponte tem que ser da união.

    1. OLA EU E MEU MARIDO TAMBEM ETAMOS ANSIOSOS PARA PEGAR ESTA ESTRADA COM NOSSA KOMBIHOME CELESTE E IR ATE MENDONZA SALTA ARGENTINA

  4. A ordem de serviço foi dada no dia 13 de dezembro de 2021. Em sua página na internet, o consórcio Pybra, formado pelas empresas Tecnoedil Construtora, do Paraguai, e Cidade Ltda e Paulitec Construções, do Brasil, aponta a conclusão das obras no primeiro semestre de 2025.

  5. A ordem de serviço foi
    dada no dia 13 de dezembro de 2021. Em sua página na internet, o consórcio Pybra, formado pelas empresas Tecnoedil Construtora, do Paraguai, e Cidade Ltda e Paulitec Construções, do Brasil, aponta a conclusão das obras no primeiro semestre de 2025.

  6. Excelente. Continuem dando informações. Muitos desejam acompanhar. Por interesse próprio em razão de viagens de turismo. Interesse nacional por razões econômicas. Ou interesse estadual pelo desenvolvimento do MS, e, especialmente, na região liderada por Porto Murtinho, lugar e região histórica desde a Guerra com o Paraguai. Hoje, e com a ponte, nos irmanaremos mais com o Paraguai, histórica, econômica e culturalmente.

  7. Acho fabuloso o desenvolvimento que certamente trará para a todos os países envolvidos neste gradioso projeto, iniciado em 2021: Brasil, Chile, Paraguai e Argentina. Nada menos de 3.000 km de extensão. Qual seria o custo final da obra?..
    Três anos já se passaram e o avanço é nosso ver, é lento. Dificilmente ficará pronta até 2027. As obras de responsabilidade do Brasil anda a “passos de cágado”. Como todos sabemos, nosso País passa por sérias dificuldades orçamentárias. Mas torço para sua inauguração, seja lá quando for.
    Deve atravessar por belissimas paisagens. Precisam mesmo acressentar ao menos um mapa dobtrajeto e Regiões abrangidas pela obra.
    Quisera eu um dia poder transitar por esta nova e espetacular estrada sul-americana. Sds. Levi Carvalho de Oliveira (Engº civil)

  8. Sua visão dos avanços e certo, lado paraguaios estão a frente ( com nosso eis ministro Tarcísio visionário que lançou as obras seria diferente)

  9. Projeto financiado pela Itaipu Bi-nacional, lado Paraguaio. Se não fosse a burocracia do governo brasileiro, a obra estaria muito mais avançada. A ideia seria criar uma alfândega única, que é provável ainda estar em estudo e poderá prejudicar ainda mais, a finalização da Rodovia Bioceanica.

  10. Todos estão falando da infraestrutura que está sendo instalada, ninguém comentou sobre os avanços de produção da região do Mato Grosso, por isso grandes conglomerados de celulose estão se instalando na região, sendo que estão prestes a serem inaugurados. E vcs falam em políticos que entregam o pais praticamente.
    Querem o Estado Mínimo mas um Congresso com grandes regalias, gastando R$1000.000,00 na campanha pra ganhar R$39.000.00 de salário por mês .

  11. Ótimo projeto…mas infelizmente aqui no Brasil projetos como este são para os filhos dos seus filhos…eu tiro pelo metrô de Fortaleza Ceará que demorou 25 anos e ainda não está 100%concluindo,.. é lastimável

  12. Observei alguns comentários e como membro dos fóruns de debate da Rota informo que o mapa da rua já existe em alguns sites, basta pesquisa-lo e também já está sendo desenvolvido o projeto da ferrovia, porém, diferente dos existentes nos USA, essa rota atravessa a cordilheira e portanto, não poderá acompanhar o trajeto completo.

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