Ponte Bioceânica: nova travessia entre Paraguai e Brasil tem execução financeira de 60%

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A ponte rodoviária internacional que ligará as cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, à cidade de Puerto Murtinho, no Brasil, obra conhecida como “Ponte Bioceânica”, registra execução financeira de 60,8% em relação ao acordo de Itaipú do lado paraguaio .

Foto: Toninho Ruiz

O referido percentual significa um desembolso de G. 390.680.302.942 até o momento, de um total atribuído de G. 650.804.706.793 (incluindo o aditivo 3), para a execução dos diversos itens contemplados neste projeto.

A nova passagem é considerada o principal elo da Rota Bioceânica porque ligará dois oceanos através do Chaco Paraguaio, desde a fronteira com o Brasil até a fronteira com a Argentina, em Pozo Hondo.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados nas estacas principais 13 e 14, bem como na concretagem das estacas do lado brasileiro e na conclusão das estacas 12 e 10 do lado paraguaio.

Em breve será iniciada a montagem das vigas do lado brasileiro e serão realizadas obras de conclusão do último vão para conclusão do tabuleiro do lado paraguaio. Além disso, continuarão as obras do aterro de acesso e a recolha de materiais para a montagem dos segmentos da parte atirantada da ponte. Tudo isso representa cerca de 50% do andamento físico da obra.

Uma obra que fortalecerá a integração

Esta mega obra permitirá a melhoria substancial da infra-estrutura física e da integração regional entre o Paraguai e o Brasil, facilitando o trânsito fronteiriço e agilizando os procedimentos aduaneiros, alcançando assim elevada eficiência logística, maior competitividade económica e uma integração regional mais eficaz.

As atividades realizadas hoje nas duas margens do rio Paraguai permitem medir a magnitude da futura passagem de fronteira com o Brasil, a terceira em importância depois da Ponte da Amizade e da nova Ponte da Integração.

 

Fonte: Mopc-PY

10 Comments on “Ponte Bioceânica: nova travessia entre Paraguai e Brasil tem execução financeira de 60%”

  1. Olá trabalhei abrindo essa estrada…que hoje vai ser a rodoviá….bioceanica…em 1.999 …..km…145…até cruze camelo peralta…eu residia em Filadélfia…..ver esse projeto hoje sendo concluído…..aonde vai trazer muito benefícios a esse povo esquecido no sertão do chaco….que progresso….traga um vida melhor…a esse povo ….e desejo de um operador de máquina passada….que trabalho…no chaco….por mais de uma década…..José Maria..

    1. Saudações Zé Maria. Com absoluta certeza essa obra é um marco de modelo que trará grande desenvolvimento para os irmãos sul americanos. Fico emocionado e feliz por ver nossos irmãos paraguayos despontando como exemplo de desenvolvimento. Devo muito a essa terra que acolheu minha família e nos permitiu prosperar através de muito trabalho honesto. Nada mais justo desejar que seja grande sucesso aos povos integrantes desse projeto!

  2. E os impactos da obra? Há algum estudo recente sobre como irá afetar a fauna e flora, as comunidades indígenas e a população ribeirinha? Há alguma projeção tbm a longo prazo desses impactos, principalmente na questão de poluição ocasionada pelo grande fluxo de veículos?

    1. MILENA, bebermos nas fontes de SÊNECA, PLATÃO e outros referenciais limpos de narrativas nos traz real percepção de concretude, de realidade palpável.
      O planeta, como todo universo, é organismo vivo em permanente mutação e dinamismo, tem suas próprias forças regenerativas…
      O homem jamais terá capacidade de destruir nada sobre esta plataforma de vida, TERRA, pois qualquer criação humana é pura quimera ante o miraculoso poder regenerativo do universo.
      A falácia da DESTRUIÇÃO AMBIENTAL não se sustenta mais, todos já perceberam que há uma plêiade de interessados no subdesenvolvimento e pobreza da grande massa humana, para não ameaçar seus domínios!
      Você já viu alguém questionar “O TAMANHO DAS EMBALAGENS DE MEDICAMENTOS” nas redes farmacêuticas, em alguma parte do mundo? Com certeza nunca irá…

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