O Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) deu um passo crucial no sentido da modernização e transparência na gestão dos recursos minerais através da implementação do Cadastro Web Mining, uma plataforma digital de última geração que fornece acesso público a informações detalhadas sobre concessões, licenças e pedidos de mineração no país.
A nova ferramenta, promovida pelo Vice-Ministro de Minas e Energia (VMME), proporcionará aos interessados, nacionais e internacionais, acesso rápido e fácil a dados atualizados sobre concessões de exploração, licenças, pedidos de prospecção e exploração mineral, através dos quais os usuários poderão interagir com mapas, consultar detalhes de cada concessão ou solicitação e realizar buscas por localização geográfica.
Uma inovação notável, incluída pela primeira vez na história do VMME, é o detalhamento dos poços georreferenciados, que permitirá aos usuários localizar os poços no mapa web e baixar informações detalhadas sobre os resultados da perfuração, metro a metro. . (Trabalho realizado pela Anschutz Corp. durante a campanha de exploração entre 1976 e 1983).
A isto acrescenta-se a adição de uma camada de geologia ao mapa, que dá acesso a todas as formações geológicas do país e que, por sua vez, dará aos potenciais investidores a oportunidade de tomar decisões mais informadas e baseadas em critérios técnicos na selecção de áreas para prospecção, pesquisa e aproveitamento de minerais metálicos e não metálicos.
O novo cadastro, juntamente com os de Pedreiras e Hidrocarbonetos, pode ser encontrado no site do VMME: www.ssme.gov.py/vmme/
Fonte: Mopc-PY