A Ponte Rollemberg-Vuolo é a maior ponte rodoferroviária do Brasil, ligando São Paulo a Mato Grosso do Sul. Descubra seus detalhes, custo e importância

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A Ponte Rollemberg-Vuolo, com mais de 3 km de extensão, liga São Paulo a Mato Grosso do Sul. Inaugurada em 1998, essa obra monumental facilita o transporte de veículos e trens, reduzindo o tempo de travessia e promovendo o desenvolvimento econômico regional.

Foto: Divulgação/Câmara municipal de Rubinéia 

A maior ponte rodoferroviária do Brasil, a Ponte Rollemberg-Vuolo, é uma impressionante construção que liga os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Com mais de 3 km de extensão, essa obra de engenharia facilita o transporte de veículos e trens, além de oferecer uma paisagem deslumbrante sobre o Rio Paraná.

Inaugurada em maio de 1998, a ponte conecta as cidades de Rubineia, em São Paulo, e Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul.

A Ponte Rollemberg-Vuolo é um verdadeiro marco da engenharia brasileira. Com 3.700 metros de extensão, 26 metros de altura e 18 metros de largura, ela é a maior ponte rodoferroviária do Brasil. A construção custou cerca de R$ 50 milhões na época, valor que, corrigido para os dias atuais, ultrapassa R$ 4 bilhões.

A ponte foi projetada para facilitar o transporte entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, reduzindo o tempo de travessia de uma hora para apenas cinco minutos. Antes da ponte, a travessia era feita por balsas, que dependiam das condições climáticas.

Projeto da Ponte Rollemberg-Vuolo começou a tomar forma em 1901

O projeto da Ponte Rollemberg-Vuolo começou a tomar forma em 1901, quando o escritor Euclides da Cunha sugeriu a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná. No entanto, só em 1974 o deputado federal Vicente Vuolo apresentou um projeto concreto, que só foi iniciado em 1991 e concluído em 1998.

A construção enfrentou muitos desafios, como a presença de rochas no leito do rio e ventos fortes. Técnicas avançadas de engenharia, como a utilização de uma plataforma elevatória importada da Holanda e sistemas de alerta de tempestades, garantiram a segurança e a estabilidade da obra.

Ponte Rollemberg-Vuolo possui dois andares

A Ponte Rollemberg-Vuolo possui dois andares: o inferior é destinado à ferrovia, que faz parte da Ferronorte, enquanto o superior é uma rodovia com quatro faixas. Essa versatilidade permite a passagem de trens de carga e veículos rodoviários, tornando a ponte uma peça crucial na logística e no desenvolvimento econômico da região.

Foto: Divulgação/Câmara municipal de Rubinéia 

Hoje, a Ponte Rollemberg-Vuolo não é apenas uma obra funcional, mas também um símbolo de progresso e inovação na engenharia civil brasileira. Com números impressionantes, como os vãos de 100 metros e os pilares de concreto robustos, ela continua a ser uma atração para visitantes e um exemplo de superação de desafios na construção civil.

A maior ponte rodoferroviária do Brasil, a Ponte Rollemberg-Vuolo, segue desempenhando um papel vital na conectividade entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, sendo um verdadeiro ícone de desenvolvimento e eficiência.

 

 

Fonte: CPG | Rafaela Fabris

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