A ponte internacional que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) a Porto Murtinho (Brasil) encontra-se atualmente em fase intermediária de seu processo de construção, com avanço financeiro de 60%.
Trata-se de uma obra de grande porte que se constitui como principal elo da Rota Bioceânica, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio.
Este projecto de infra-estruturas não só conduzirá a melhorias significativas na conectividade física, mas também promoverá a integração regional. Da mesma forma, facilitará o tráfego fronteiriço e agilizará os procedimentos aduaneiros, o que resultará numa logística mais eficiente e numa maior competitividade económica em toda a região sul do nosso continente.
As obras nas duas margens do Rio Paraguai refletem a relevância da futura passagem de fronteira, que ocupará o terceiro lugar em importância com o Brasil, depois da Ponte da Amizade e da recente Ponte da Integração.
Progresso específico
Do lado paraguaio, foram concluídas todas as bases do píer 1 ao píer 9, inclusive o encontro do viaduto de acesso, com todas as suas vigas instaladas. Além disso, estão sendo feitos avanços consideráveis na instalação das vigas de contraventamento, que são elementos de suporte que melhoram a estabilidade da estrutura.
Entretanto, continua a execução das estacas 10, 11 e 12 correspondentes à zona de retenção do sistema estaiado. Simultaneamente, a construção do pilar 13, componente fundamental que suportará os esteios da futura ponte, avança a bom ritmo.
Do lado brasileiro, as atividades estão em andamento no entorno do pilar 14, e notáveis avanços foram registrados nos pilares 15, 16 e 17, que servirão de suporte para a outra parte do sistema estaiado da ponte. Além disso, o projeto de design e fabricação do carro avançado com a empresa Protende MHK do Brasil ainda está em andamento. A execução de todos esses itens representa um avanço físico de 50%.
A ponte da Rota Bioceânica, um marco na infraestrutura rodoviária do país, terá 1.294 metros de extensão. Será composto por três trechos: dois viadutos de acesso em cada extremidade do Rio Paraguai e um trecho estaiado de 632 metros, sendo o trecho central de 350 metros.
Todas essas obras, promovidas pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), estão sendo financiadas pela Itaipú Binacional.
Fonte: Mopc-PY
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