“Rota Bioceânica: Perspectivas de pesquisa à luz da ciência e tecnologia de Mato Grosso do Sul” foi o tema da aula magna da disciplina Rota Bioceânica, ministrada pelo professor Márcio de Araújo Pereira, nesta terça-feira (23), como parte do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
O encontro, que reuniu diversas autoridades, professores e acadêmicos, foi realizado no auditório do Bioparque Pantanal.
A disciplina foi incluída neste ano na grade do curso, já que desde 2019 está envolvida em pesquisas relacionadas ao corredor estratégico. “É uma satisfação a gente ser novamente pioneiro em Mato Grosso do Sul, lançando uma nova disciplina que vai abordar a Rota Bioceânica nos vários aspectos interdisciplinares do conhecimento. Muito obrigado pelo apoio da Universidade. E quero agradecer a uma pessoa especial, porque realmente quem começou todo esse processo foi a professora Arlinda Cantero Dorsa”, destacou o coordenador do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local, professor Michel Constantino.
O Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, recordou o início do programa de mestrado em Desenvolvimento Local da Católica. “Quero parabenizar o Programa. Fui um dos fundadores, juntamente com a professora Cleonice Alexandre Le Bourlegat, e quem diria que após 20 e poucos anos a gente estaria aqui para oferecer essa importante disciplina, juntamente com as autoridades desse Estado, a possibilidade de verdadeiramente contribuirmos para o desenvolvimento do nosso querido Estado de Mato Grosso do Sul. Parabéns a vocês, docentes, e na pessoa do Michel quero agradecer a todos os professores aqui presentes. É uma parceria que já está começando a dar fruto”, ressaltou.
Diversos pontos de todo o processo da Rota Bioceânica foram elencados na apresentação do palestrante.
“O principal avanço que tem a Rota Bioceânica para nós, pequisadores, é a oportunidade de internacionalização. Trabalhar em conjunto com os grandes centros de excelência dos países que fazem parte da rota. A sociedade se transformará quando os caminhos passarem por lá e gerar valor e renda”, disse o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect/MS), professor Márcio Pereira.
Também estiveram presentes os Pró-Reitores da UCDB Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (de Pesquisa e Pós-graduação) e Taner Douglas Alves Bitencourt (Administração), o reitor da UFMS, Marcelo Turine, coordenadores de curso, professores, entre outros.
Uma edição especial da Revista Interações, com artigos científicos relacionados aos estudos promovidos pela Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila), da qual fazem parte instituições do Brasil, Paraguai, Chile e Argentina foi lançada na ocasião. “Em 2019 participaram 51 pesquisadores e em 2023 esse número subiu para 69 pesquisadores, envolvendo diversas instituições, aumentando ainda mais os temas abordados nas pesquisas sobre a rota”, enfatizou Arlinda Cantero Dorsa, vice-coordenadora do programa em Desenvolvimento Local da UCDB, que ao final foi homenageada pelo empenho e dedicação à pesquisa do corredor bioceânico.
Fonte: UCDB.BR | Gilmar Hernandes