Os departamentos de Boquerón e Alto Paraguai sediarão o V Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que será realizado de 19 a 21 de junho.
Os departamentos de Boquerón e Alto Paraguai sediarão o 5º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio , que será realizado de 19 a 21 de junho nas cidades de Filadélfia e Carmelo Peralta . O mesmo fórum já foi desenvolvido em países vizinhos como Argentina, Chile e Brasil.
O encontro pretende reunir mais de 600 visitantes entre autoridades, empresários e visitantes do Chile, Argentina, Brasil e Bolívia em um encontro inédito na área em torno de temas importantes de integração, comércio internacional e fortalecimento da agenda de desenvolvimento do Corredor Bioceânico.
Sobre o evento
No caso de Boquerón, o evento acontecerá durante dois dias no recinto da Expo Pioneros (Loma Plata), local designado para o desenvolvimento dos diferentes fóruns com temas interessantes sobre logística, transporte, turismo e vários outros temas em em torno do futuro industrial de toda a região.
Da mesma forma, durante a estadia dos visitantes, serão realizados passeios a diversos locais turísticos como museus, fortes, Centro de Interpretação do Gran Chaco Americano, além de indústrias da região como fábricas de algodão e frigoríficos.
O fórum representa também um importante impacto económico na zona, uma vez que a ocupação hoteleira e diversos serviços estarão no seu auge. O terceiro dia do fórum acontecerá em Carmelo Peralta, onde está prevista a realização de um festival artístico e um passeio pelas obras da ponte Bioceânica que ligará a cidade de Carmelo Peralta , no lado paraguaio, e Puerto Murtinho , no o lado brasileiro.
Avanços no Corredor Bioceânico
Atualmente, foram iniciadas oficialmente as obras correspondentes ao terceiro trecho do Corredor Bioceânico que liga a cidade de Mariscal Estigarribia, lado paraguaio, com Pozo Hondo, fronteira com a Argentina e as obras incluem a melhoria e pavimentação da rota PY15.
Uma vez emitida a ordem de largada, as empresas premiadas têm até 6 meses para apresentar o projeto final e então iniciar os trabalhos na pista. O primeiro trecho do corredor está concluído e liga Loma Plata a Carmelo Peralta, tendo sido inaugurado há pouco mais de um ano.
Segundo o relatório do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC), a obra contou com um investimento de 445 milhões de dólares e empregou mais de 2.696 trabalhadores, no âmbito da iniciativa “Chave na Mão”, tendo como empresa executora o Consórcio Corredor Rodoviário Bioceanico formado pelas empresas Queiroz Galvão SA e Ocho A. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2019 e concluídas dois meses antes do previsto em contrato.
Fonte: abc.com.py, por Natalia Ortiz
Parabéns a organização, não vejo a hora desse dia chegar.