Empresas de consultoria interessadas em participar do processo de elaboração do diagnóstico regional e plano de ação para a dimensão do comércio e facilitação de processos transfronteiriços da Rota Bioceânica já podem iniciar os trâmites de credenciamento por meio do site do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para que possam ser devidamente notificadas e orientadas.
A manifestação de interesse junto ao BID deve ser feita por meio do link: https://beo-procurement.iadb.org/en/user/register.
Para a realização do “Plano Diretor Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio (PM-CBC)” o BID dispõe de US$ 600 mil a serem disponibilizados por meio de edital específico para a contratação de consultores. O objetivo é fornecer aos representantes dos territórios envolvidos na Rota, subsídios para planejar, gerir e implementar de forma colaborativa e articulada as ações e projetos pactuados.
“Esse Plano Diretor prevê estudos e um planejamento da Rota em um projeto participativo de todos os envolvidos. As consultorias vão identificar as necessidades de cada local, impactos, para que sejam iniciados os estudos que vão culminar com o lançamento de um pacto com cada região. O plano abrange projetos em três dimensões: facilitação do comércio e processos transfronteiriços; infraestrutura física e digital, além do desenvolvimento produtivo e comercial local”, informa o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O processo é aberto a empresas de todo país e os trabalhos serão realizados no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul; da província de Salta (Argentina); do departamento de Boquerón (Paraguai) e do Governo da Região de Antofagasta (Chile). O serviço envolve, dentre outras atividades, a compilação e análise de informações primárias e secundárias, incluindo: entrevistas e consultas com as partes interessadas governos nacionais e subnacionais e atores privados; visitas de campo; oficinas regionais; e análise de informações, documentação pública e estudos prévios.
De acordo com o BID, o cronograma de trabalho será de 8 meses a partir da assinatura do contrato (junho/julho 2024 – jan/fevereiro 2025). Como requisito mínimo, a equipe de consultoria deverá ser formada por profissionais que trabalhem em espanhol e português e com experiência de trabalhos anteriores em processos transfronteiriços e facilitação comercial.
Fonte: Semadesc | Marcelo Armôa, Semadesc
Tenho interesse em colaborar