Licença menstrual completa 1 ano em MS e empresa promove diversas ações em prol das mulheres

Compartilhe

O Dia Internacional das Mulheres é uma data para relembrar os avanços no que diz respeito aos direitos das mulheres. A cada novo ano, somos convidados a refletir sobre as conquistas, desafios e oportunidades das mulheres em todas as esferas da vida. 

Uma destas esferas é o profissional e, infelizmente, as mulheres ainda continuam enfrentando desafios significativos, como: desigualdade salarial ao desempenhar a mesma função que homens, pouco acesso a cargos de liderança, sobrecarga devido a jornada dupla e muitos outros.

No segmento da tecnologia, as estatísticas mostram que as mulheres ainda representam uma porcentagem baixa na área. No entanto, uma empresa sul-mato-grossense se destaca como uma exceção a essa realidade preocupante com ações que comprovam o compromisso com a equidade de gênero e inclusão.

Na Digix, empresa que desenvolve softwares para gestão pública, o quadro de colaboradores é majoritariamente feminino. De 821 colaboradores, 519 são mulheres. Já em relação ao quadro de liderança, são 23 mulheres de um total de 33 gestores. 

Além disso, a empresa também promove um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor às mulheres com ações, como: jornada flexível, comitê de diversidade e inclusão, canal de denúncias para situações de assédio moral e sexual, entre outras.

Outro destaque é a licença menstrual, tendo em vista que a Digix foi a primeira empresa de TI do Brasil a implementar essa ação. O benefício completa 1 ano e já possui resultados positivos. Desde o lançamento, no dia 08 de março de 2023, até agora, foram 720 dias de licenças concedidas.

O benefício permite que as pessoas que menstruam e que estejam com algum desconforto utilizem até dois dias de folga remunerada durante seu ciclo menstrual, sem necessidade de atestados médicos.

As ações promovidas pela instituição foram, inclusive, reconhecidas pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Em 2022, a Digix recebeu o selo social “Empresa Amiga da Mulher” do Governo do Estado de MS devido a um programa de estágio voltado para mulheres da área de tecnologia e neste ano concorre ao selo com a iniciativa da licença menstrual.

Já o reconhecimento da Prefeitura Municipal de Campo Grande veio por meio do selo ‘Compromisso com a Igualdade de Gênero’ que foi entregue nesta segunda-feira, dia 04 de março.

“Todas as nossas ações aconteceram de forma muito natural, mas esses reconhecimentos demonstram que estamos no caminho certo. Afinal, a diversidade é nossa maior força e a inclusão é essencial para impulsionar a inovação e o sucesso”, destacou Suely Almoas, CEO da Digix.

Neste Dia Internacional da Mulher, também reafirme o seu compromisso em acolher, empoderar e lutar por causas em prol das mulheres, porque juntos construiremos um futuro com mais equidade e inclusivo para todas as pessoas.

 

 

Fonte: Digix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *