Nosso país assinou hoje em Dubai, Emirados Árabes Unidos, uma declaração conjunta de cooperação vinculada ao Corredor Bioceânico, que segundo o Presidente da República, Santiago Peña, fortalecerá o comércio e o desenvolvimento econômico da região, transformando o país em um grande protagonista.
O documento foi assinado pelo chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil; Alberto van Klaveren, Ministro das Relações Exteriores do Chile; Mohamed Hassan Al Suwaidi, Ministro de Investimentos dos Emirados Árabes Unidos e Agustín Molina Arambarri, Embaixador da Argentina nos Emirados Árabes Unidos.
Os presidentes dos Emirados Árabes Unidos, Brasil e Paraguai, Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Luiz Inácio Lula da Silva e Santiago Peña, respectivamente, estiveram presentes como testemunhas de honra.
A declaração assinada pelas autoridades estabelece que “as partes decidiram trabalhar em conjunto em cooperação com os sectores privados, para acelerar a actividade econômica no interesse das partes e procurar oportunidades no Corredor Bioceânico”.
Recordemos que a Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28) está a decorrer no Dubai, com a participação de cerca de 70.000 pessoas, uma das mais movimentadas da história.
A delegação nacional está integrada pelo Presidente Peña, pela Ministra de Obras Públicas e Comunicações, Eng. Claudia Centurión, pelo Chanceler Nacional, Rubén Ramírez Lezcano; a chefe do Gabinete Civil, Lea Giménez; o Ministro da Economia, Carlos Fernández Valdovinos; o Ministro da Indústria e Comércio, Francisco Javier Giménez.
Da mesma forma, o Ministro do Meio Ambiente, Rolando De Barros; o diretor geral do Cerimonial de Estado, Ministro José María González Ávila; a presidente do Instituto Nacional de Florestas (Infona), Cristina Goralewski; o chefe da Segurança do presidente, Óscar Armando Sostoa Martínez, e o diretor paraguaio de Itaipú, Javier Zacarías.
Fonte: MOPC-PY