Hidrovia Paraguai – Paraná: estaleiros contribuem para a economia com obras de impacto social

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A mão de obra paraguaia no setor estaleiro rende resultados significativos na economia do país com a construção da maior embarcação de transporte fluvial do mundo e de importantes embarcações que navegarão na hidrovia Paraguai – Paraná.

A indústria naval paraguaia está em franca expansão através da hidrovia Paraná – Paraguai, que ao longo de seus 3.400 quilômetros abre as portas do nosso comércio para o mundo. “Ampliar a capacidade produtiva é o nosso objetivo e os estaleiros são responsáveis ​​por diversos projetos importantes. Por exemplo, o estaleiro Aguapé, em Assunção, e o estaleiro Chaco Paraguaio, em Villa Hayes, são responsáveis ​​por obras de grande porte”, disse Patricio Ortega, diretor da Marinha Mercante do Vice-Ministério dos Transportes.

“Estes estaleiros têm obras de construção, transformação e reparação naval. O Estaleiro Aguapé é responsável pela embarcação de transporte fluvial com cerca de 120 metros de comprimento; enquanto o Estaleiro Chaco Paraguaio está construindo 20 barcaças, carga seca e petroleiros”, destacou durante a visita.

Por sua vez, o diretor do Grupo Líneas Panchitas, Eng. Mauricio González, mencionou que o grande navio “Don Toyo” está sendo construído por mão de obra paraguaia, qualificada na área, sob um investimento de mais de 15 milhões de dólares. Ele também mencionou que o barco contará com tecnologia de ponta em suas partes mecânicas e de navegação.

“Estamos com o projeto 35% concluído, já estamos processando 700 toneladas. Nossa ideia é chegar a 1.000 toneladas de processamento de chapas até o final do mês, porque as chapas vêm em forma de chapas e isso entra em um sistema em que as peças são cortadas, depois vai para a fabricação de blocos e daí vai … à montagem dos blocos acabados”, explicou González.

Da mesma forma, o diretor de Operações do Estaleiro Chaco Paraguaio, Eng. Luis Jacquet, destacou que através da indústria naval paraguaia conseguem fornecer uma fonte de trabalho no departamento de Presidente Hayes.

“A mão de obra paraguaia é aquela que constrói, conserta e transforma diversos tipos de embarcações.

Hoje estamos realizando esse projeto. Um projeto que garante qualidade e inovação ao transporte naval”, concluiu.

 

 

Fonte: MOPC-PY

 

 

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