MOPC anuncia licitação e início de obras rodoviárias previstas no Chaco e na fronteira com o Brasil

Compartilhe

Esta manhã, durante a conferência de imprensa dada pelos 100 dias de gestão da pasta do Estado, a Ministra do MOPC, Eng. Claudia Centurión, anunciou o próximo início das obras de pavimentação da rota PY12, além do terceiro trecho da Rota Bioceânica de Mcal. Estigarribia a Pozo Hondo, rota PY15.

Da mesma forma, mencionou que nas próximas horas está prevista a publicação do edital para a construção da Rota Nacional PY17, trecho Pedro Juan Caballero – Zanja Pytá – Capitán Bado – Itanará – Ypejhú, entre os departamentos de Amambay e Canindeyú, conhecida como Rota da Soberania, na fronteira com o Brasil.

Aliás, desde esta quinta-feira que está publicada no portal da Direção Nacional dos Contratos Públicos (DNCP) a convocatória às empresas de consultoria para a fiscalização da obra. Possui o número de identificação 437.955 e a data de entrega das ofertas é 8 de janeiro de 2024, às 09h.

Relativamente à rota PY12, o Engenheiro Centurión indicou que o Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) está a processar adiantamentos às 4 empresas adjudicatárias dos diferentes lotes, para que possam começar a mobilizar os seus equipamentos e pessoal para o estaleiro.

Os contratos, neste caso, contemplam a autorização de 166 km do referido traçado mais acessos no prazo de 24 meses, seguida da sua manutenção por níveis de serviço durante 48 meses e medidas de Mitigação Ambiental e Social, tudo isto desde a localidade de Nanawa até General Bruguez.

Relativamente ao terceiro trecho da Rota Bioceânica, o ministro anunciou também que a fiscalização já foi adjudicada, o que era o esperado, uma vez que foram assinados os quatro contratos com as empresas adjudicadas.

Trata-se do Projeto de melhoria e pavimentação da Rota PY15, trecho Mariscal Estigarribia-Pozo Hondo e acesso a Mcal. Estigarribia, no departamento de Boquerón e tem 224,82 km.

Esta conferência contou com a presença do Vice-Ministro das Obras, José Espinosa, do Vice-Ministro de Minas e Energia, Mauricio Bejarano, do Vice-Ministro Guido Benza, do Vice-Ministro da Administração e Finanças, Marco Elizeche, do Diretor de Projetos Estratégicos, Amílcar Guillén, Diretor de Estradas. , Eng. Alfredo Sánchez, Diretor de Água e Saneamento, Eng. Claudia Crosa, Diretora de Estradas de Bairro, Eng. Julio Ríos, Chefe de Gabinete, Sra. Lilian Cañete, Diretora de Estradas Planejamento, Eng. Fabio Riveros e Eng. Gabriel González, Coordenador Técnico do Gabinete.

 

 

Fonte: MOPC-PY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *