A construção da ponte Bioceânica que ligará as cidades de Carmelo Peralta (PY) e Porto Murtinho (BR) atingiu 37,72% de avanço global, enquanto continua a montagem das vigas que compõem a superestrutura do viaduto de acesso.
São 176 vigas pré-fabricadas que devem ser colocadas e que são trazidas da fábrica da empresa Pretec, localizada na cidade de Capiatá (Central), a 700 quilômetros do canteiro de obras.
O transporte de cada elemento estrutural é realizado através de 6 caminhões (carregando uma viga cada). As peças são feitas de concreto protendido, com 30 metros de comprimento e peso de 30 mil quilos.
Para o levantamento das vigas são utilizados guindastes de grande porte, com capacidade de 100 e 150 toneladas, que procedem ao seu levantamento e colocação em sua posição final nas vergas dos viadutos de acesso.
Ambos os viadutos possuem um encontro que, em conjunto com os pilares, se destina a suportar as cargas do tabuleiro. Cada pilha é composta por cabeceiras, pilares e lintéis que atualmente podem ser vistos nas duas margens do rio Paraguai.
A Ponte Bioceânica terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso nas duas margens do Rio Paraguai, e um corresponderá à parte estaiada, medindo 632 metros e vão central de 350 metros.
As obras são executadas pelo Consórcio PYBRA (Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade) e fiscalizadas pelo Consórcio PROINTEC, sob gestão do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Fonte: MOPC-PY
Porque a Bandeira de outro Pais