Terça-feira, 17 de outubro, o Chaco paraguaio viveu um momento histórico com o início da montagem do primeiro conjunto de 8 vigas que compõem a superestrutura do viaduto de acesso à futura ponte Bioceánica, no departamento do Alto Paraguai.
Essas peças continuam chegando semanalmente ao canteiro de obras. No total, estão previstas 176 unidades, que estão sendo fabricadas e posteriormente transportadas a partir da cidade de Capiatá (departamento Central).
A empresa responsável pela fabricação dessas vigas, que são de concreto protendido, têm 30 metros de comprimento e pesam 30 toneladas. – é Pretec; Empresa paraguaia subcontratada do consórcio PYBRA, responsável pela construção da ponte.
Durante a montagem, são utilizados grandes guindastes para levantar as vigas e colocá-las em sua posição final, nas vergas dos viadutos de acesso.
Os viadutos possuem um encontro que, juntamente com os pilares, se destina a suportar as cargas do tabuleiro. Cada pilha é composta por cabeceiras, pilares e lintéis que atualmente podem ser vistos nas duas margens do rio Paraguai.
A ponte Bioceánica que ligará as cidades de Carmelo Peralta e Puerto Mutinho, Brasil, terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio; e uma corresponderá à parte estaiada, medindo 632 metros, com vão central de 350 metros.
O Consórcio PYBRA é formado pelas empresas Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade, e a obra é supervisionada pelo Consórcio PROINTEC, sob a gestão do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Fonte: MOPC-PY