Martha Gabriel, Marcos Piangers, Diego Ribas, Douglas Viegas e Natália Beauty fizeram parte do time convidado pelo Sebrae/MS para encorajar e compartilhar experiências com os participantes.
Iniciar uma empresa requer coragem para tirar a ideia do papel. Para fazê-la crescer é necessário conhecimento, dedicação e paixão. Como especialista em apoiar os pequenos negócios, o Sebrae/MS conhece o perfil do empreendedor e durante o EmpreendeFest – 1º Festival de Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, realizado nessa quinta-feira (5) e sexta-feira (6), trouxe para quem já tem uma empresa ou deseja ingressar no mundo dos negócios ferramentas para trilhar esse caminho e ter uma história de sucesso, por meio de palestras gratuitas com especialistas de renome nacional.
No Bosque Expo, em Campo Grande, a Arena Business foi o palco para as palestras magnas e reuniu centenas de pessoas durante os dois dias de evento. Na quinta-feira (5), o festival trouxe para o público um bate-papo com Martha Gabriel, especialista referência nas áreas de estratégias digitais de negócios, tendências e inovação que compõe o top 100 de experts em tecnologia no mundo. Ao abordar o tema “Como usar a inteligência artificial para os pequenos negócios”, a palestrante promoveu um diálogo sobre um assunto debatido com atualmente: a necessidade das pessoas se adaptarem e acompanharem a evolução da tecnologia.
Para a especialista, a inteligência artificial irá mudar o modo como a gente trabalha e deve ser enxergada como uma oportunidade. “É preciso entender o que está acontecendo no mundo para sobreviver, pois ao compreender o que é a inteligência artificial e aprender a utilizar as ferramentas é possível sair na frente. Se compararmos dois profissionais que são experts em uma área, aquele que sabe usar a tecnologia é muito mais poderoso do que aquele que não tem acesso. As pessoas continuam sendo importantes, mas terão que atuar de forma diferente, utilizando a máquina a seu favor. Não seremos substituídos pela tecnologia, mas por quem a domina”, esclareceu Martha.
Outro convidado de grande relevância que marcou presença no EmpreendeFest na quinta-feira (5), foi Marcos Piangers, jornalista com experiência na Rede Globo, autor do best-seller “O Papai é Pop” com mais de 500 mil cópias vendidas. O palestrante abordou o tema “Protagonismo e felicidade”, gerando uma reflexão em quem escolheu ser dono de negócio.
“O simples fato de a gente achar que empreendedorismo é sofrimento já começa errado, porque o empreendedorismo é uma forma da gente construir um pequeno mundo. São vários os empreendedores que estão na batalha, suando a camisa, porém, eles acabam indo contra ao fluxo da vida e do que eles acreditam. Por isso, eu dialogo sobre a necessidade de olhar para dentro de si e destravar os medos que possui. Ao descobrir quem é, a pessoa consegue unir o que a engaja com aquilo que irá trazer dinheiro para ela, e essa é a receita do sucesso”, destacou Piangers.
Cases de sucesso inspiradores
Já no segundo dia de evento, o EmpreendeFest trouxe para o público histórias de sucesso com a proposta de engajar os empreendedores e incentivá-los a alçarem voos mais altos. Nesta sexta-feira (6), a Arena Business recebeu, pela primeira vez, Douglas Viegas, o Ninja. Ex-jogador de basquete no Brasil e nos Estados Unidos, o youtuber e influenciador digital dividiu com o público relatos da sua vida, na palestra “Seja tão f*da que será impossível te ignorar”. Um bate-papo motivador que inspirou os participantes tornarem-se pessoas melhores.
“Temos que ser quem nós somos, nós só temos uma vida para ser a gente. Então, é preciso trabalhar a espiritualidade porque ela oferece a força que a gente precisa e não desistir. Não temos tempo de ficar chorando, temos coisas para fazer. Eu trouxe aqui as lições que o esporte me ensinou, então pega para sua vida, porque isso é maravilhoso e transformador”, expôs Ninja.
Outro convidado foi Diego Ribas, comentarista e ex-futebolista brasileiro pelos maiores clubes de futebol, conhecido, principalmente, pela passagem que teve no Flamengo. Durante o evento, ele trouxe para o público a palestra “Do risco à glória”, quando trouxe as experiências que viveu.
“Ser jogador é saber tomar a decisão certa, o momento do passe, do chute e o momento de se arriscar. Todos os dias temos algo para aprender e toda a minha trajetória no futebol me ensinou mais do que ser um atleta de alta performance, aprendi, principalmente a me desafiar e a ir em busca dos meus sonhos, além de encorajar meus companheiros a evoluírem.
Com todo esse aprendizado, eu decidi compartilhar tudo o que eu aprendi para dar sentido ao que eu acredito, por isso estou aqui”, pontuou Ribas.
Por fim, o EmpreendeFest foi marcado pela presença de Natalia Beauty, uma das mulheres mais influentes do mercado de beleza, fundadora do Natalia Beauty Group, presente em mais de 10 países, com faturamento de R$ 30 milhões. No evento, ela falou sobre como “Como construir uma história bem-sucedida” e contou para o público a sua trajetória de sucesso. Dentro de seis anos, Natália deixou de ser uma mulher endividada e tornou-se dona de um império multimilionário na área da beleza.
“Em seis anos, eu fui do fundo poço ao sucesso. Estava divorciada, cheia de dívidas, passando por um período muito difícil. Só que eu enxerguei uma oportunidade de negócio e comecei a ressignificar as minhas dores e transformá-las em potência. Quando eu tinha uma ideia, primeiro agia e depois organizava. Meu foco sempre foi ser bem-sucedida e, se não dava certo, eu recalculava a rota. Acredito que quando a gente sai do fundo do poço, temos que levar as pessoas para cima junto com a gente, por isso divido a minha história. Brilhar não é só sobre si, é também sobre iluminar os outros”, concluiu Natália.
Durante os dois dias de evento, o EmpreendeFest reuniu mais de seis mil pessoas no Bosque Expo, em Campo Grande. Além das palestras magnas, foram realizados mais de dez painéis com temas como inovação, empreendedorismo e bioeconomia. Mais informações sobre o Sebrae/MS podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio da Agência Sebrae de Notícias.