Ponte Bioceânica atinge 35% de avanço com obras focadas no lado brasileiro.
O Eng. Carlos Fleitas, gerente de produção do consórcio PYBRA, responsável pela construção da ponte Bioceânica, informou que a obra está com um avanço aproximado de 35% e que agora os trabalhos estão sendo feitos com maior ênfase no lado brasileiro.
O objetivo, conforme explicou, é igualar a estrutura com o lado paraguaio, para que quando os carros avançados começarem a ser utilizados, as duas pontas fiquem no meio do rio Paraguai.
“Do lado brasileiro, estamos trabalhando desde o pilar 2 até o pilar mestre número 14, que está em fase de tombamento. Nesse local estarão os principais tirantes que darão sustentação à ponte pênsil”, disse.
Ao mesmo tempo, do lado paraguaio, está sendo abordada a questão da colocação das vigas longitudinais e das pré-lajes que servirão de base para a laje principal, disse o profissional.
“Também estamos começando pelo mastro mestre, onde vai a parte estaiada. Vai chegar a hora, dentro de um mês ou dois meses, em que vamos começar com os carros avançados, vamos até cruzar o rio Paraguai. Nossa missão é estar em sintonia com o lado brasileiro para que esse avanço fique efetivamente no meio do rio”, destacou.
A nova ponte internacional, que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul, Brasil), é financiada pela Itaipu Binacional (lado paraguaio) e constitui o principal elo da rota Bioceânica. Terá uma extensão de 1.294 metros, dividida em três troços: dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros de comprimento, com vão central de 350 metros.
O consórcio PYBRA é formado pelas empresas dos dois países Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade, sendo o consórcio Prointec responsável pela auditoria; tudo isto sob a gestão do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Fonte: MOPC-PY