Até à data, 98% das estacas da ponte Bioceánica, de um total de 300, já estão totalmente construídas. Soma-se a isso as cabeceiras que estão com 80% de conclusão e as estacas com 40%, em ambas as margens do Rio Paraguai.
A nova estrutura é composta por estacas, que servem de fundação da ponte, com profundidade variável de até 45 metros, embutidas no maciço rochoso e com diâmetro máximo de 2 metros.
No topo das estacas são construídas as cabeceiras e acima destas são erguidos os pilares e vergas.
Atualmente, o avanço geral desta obra é de 30% e a obra está focada nos viadutos de acesso, que constituem dois dos três principais trechos desta nova ligação física entre o Paraguai e o Brasil.
A ponte internacional, financiada pela Itaipu Binacional (lado paraguaio), constitui o principal elo da rota Bioceânica.
Terá uma extensão de 1.294 metros, dividida em três troços: dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros de comprimento, com vão central de 350 metros.
As obras são executadas pelo Consórcio PYBRA (Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade) e fiscalizadas pelo Consórcio Prointec sob gestão do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Fonte: MOPC-PY