Você já teve contato com uma Inteligência Artificial (IA)? Se ainda não, certamente conhece um pouco sobre o seu conceito, já que é um tema bem comentado nos últimos anos e bem comum nos filmes de ficção cientifica.
Apesar dessa tecnologia parecer algo tão distante da nossa realidade, a cada dia que passa, ela se mostra mais presente no cotidiano das pessoas e confirma que veio para transformar a maneira como se vive, trabalha e se relaciona.
Para se ter uma ideia, existem várias formas de ter contato com uma inteligência artificial, como: assistentes virtuais (Siri, Alexa e Google Assistant); recomendações de conteúdos feitos por streamings e redes sociais; chatbots e sistemas de atendimento ao cliente, entre outras.
De acordo com pesquisa realizada pela Hibou, 87% dos brasileiros já ouviram falar de inteligência artificial e 54% da população brasileira acredita que a IA já está mudando algo em suas vidas.
E esse movimento não é exclusividade do Brasil. Na Estônia, país considerado mais digital do mundo, o uso da inteligência artificial vai além dos momentos de lazer. Ela é utilizada em serviços públicos de diversas áreas, como saúde, educação e governança.
“A Estônia integrou a IA em vários serviços públicos, pois a tecnologia mostrava sinais promissores de maior eficiência e acessibilidade. Agora, a evolução continua por meio da aprendizagem e de ajustes para as necessidades de cada cidadão estoniano”, descreveu Jason Medina, International Growth Manager da Wisercat Software.
Seguindo essa tendência mundial, a Digix, empresa sul-mato-grossense, desenvolveu a sua própria inteligência artificial especializada para gestão pública.
Conhecida como Dina, a inteligência artificial será capaz de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões e tendências que não seriam facilmente detectáveis se fossem feitas de forma manual.
Na prática, a IA visualizará informações e, automaticamente, buscará padrões de sugestões com base nas demandas e interações já realizadas, automatizando tarefas rotineiras e permitindo que servidores públicos se concentrem em atividades mais estratégicas.
Segundo o engenheiro de software, a IA está se tornando uma parte essencial das nossas vidas e seu papel na gestão pública é inegável.
“A IA está desempenhando um papel fundamental na modernização da humanidade e na gestão pública ela não é apenas uma ferramenta tecnológica, é um meio para um fim maior: melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, assegurou Kleber Teixeira.
E são por oportunidades como essa que a IA nos faz reconhecer que seus benefícios vão muito além do âmbito tecnológico, são inovações que promoverão, cada vez mais, uma série de mudanças significativas.
Já que seu desenvolvimento constante e sua crescente integração no cotidiano das pessoas garantem serviços com maior eficiência, melhorias na gestão pública e mais oportunidades para todos os cidadãos.