Na tarde desta terça-feira, 4 de julho, o atual Chefe de Estado, Mario Abdo Benítez, visitou a emblemática Ponte da Integração, que liga as cidades fronteiriças de Presidente Franco (Py) e Foz de Yguazú (Br).
A viagem aconteceu após a reunião da chamada Cúpula do MERCOSUL, realizada na cidade vizinha de Puerto Iguazú, na República Argentina.
Refira-se que esta obra, para além de reforçar a integração de ambos os países, irá gerar grande dinamismo económico e um novo polo de desenvolvimento regional, devido à sua localização estratégica.
Características tecnicas
A Ponte da Integração é do tipo misto (concreto e metal) estaiada, tem 760 metros de extensão, com pilares principais de 180 metros de altura e um vão central (espaço entre os dois pilares por onde passa o canal de navegação do rio) de mais de 60 metros de altura máxima transbordamento de água.
Esta superestrutura é composta por um total de 37 aduelas metálicas, 18 de cada lado da ponte; adicionado a uma aduela central cuja colocação representava o ponto de união de ambas as extremidades.
Sua construção no rio Paraná começou em 2019 e o financiamento é da Itaipu Binacional no valor total de 235,2 milhões de reais (aproximadamente G. 352,800 milhões).
Fonte: Mopc.gov.py