A Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Província recebeu representantes do Governo de Antofagasta com o objetivo de articular projetos de cooperação, analisar desafios e oportunidades entre Estados subnacionais e avançar em temas transversais, como lítio, energia limpa, pesquisa e gênero.
A Secretária Executiva da Agência local, Miriam Serrano; a Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Indústria do Governo Regional de Antofagasta, Ruth Rodríguez Venegas; o chefe da Unidade Regional de Assuntos Internacionais dessa instituição chilena, Mauricio Zamorano Muñoz; e o profissional da Divisão de Desenvolvimento e Indústrias, Juan Castro Funes.
Serrano detalhou que na ocasião foi discutida a promoção de ações conjuntas que contemplem avanços em ciência, tecnologia e inovação voltadas para o setor industrial, incluindo o uso de energia limpa e minerais, especialmente o lítio.
O secretário observou que a agenda que se abre entre Jujuy e Antofagasta também visará a formação de recursos humanos e “novas linhas de financiamento que possam facilitar a inserção da indústria local, das PMEs e do setor científico às novas demandas globais existentes”. promover a incorporação do desenvolvimento tecnológico e da inovação.
Por sua vez, o cacique Mauricio Zamorano Muñoz assinalou a firme intenção de estreitar laços e aumentar as possibilidades de desenvolvimento, com base na experiência adquirida em ambos os territórios.
Ele mencionou o interesse em energia limpa, lítio, mineração, ciência e gênero, bem como a premissa de fortalecer o capital humano e gerar programas que permitam aos pesquisadores adquirir ferramentas “para políticas macrozonais, pensando além de nossas fronteiras”.
“Vimos a oportunidade de gerar projetos de cooperação em ciência e tecnologia. Aprendemos o que está fazendo a província de Jujuy, compartilhamos o que estamos fazendo como região de Antofagasta. Acho que temos um horizonte comum, muitos desafios e oportunidades, e a ideia é continuar trabalhando juntos”.
Por fim, recordou o processo de fortalecimento regional após o primeiro governo recém-eleito em processo democrático, afirmando que o presidente de Antofagasta Ricardo Díaz, “acredita muito que as regiões são as que devem liderar e empurrar o carro para o desenvolvimento “, motivo pelo qual o crescimento será promovido em articulação com Jujuy.
Fonte: jujuyeconomico.com.ar