Por Diego Ferreira, especialista em gestão pública e diretor comercial da Digix.
Já percebeu que a presença da Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais evidente em nossas vidas? Assistentes virtuais, reconhecimento facial, sistemas de GPS e até mesmo a previsão do tempo são alguns exemplos de como essa tecnologia está inserida no nosso dia a dia.
De forma bem resumida, a Inteligência Artificial nada mais é do que um sistema que pode aprender com a experiência, raciocinar e interagir com seres humanos em linguagem natural e de forma semelhante à inteligência humana.
É fato que essa tecnologia já está trazendo inúmeras aplicações e benefícios para as nossas vidas, mas ela também promete otimizar o cotidiano das empresas e da gestão pública. Te adianto que isso já está acontecendo! Quer saber mais? Continue lendo que vou te explicar tudo:
As empresas, por exemplo, têm adotado a IA para simplificar processos, trabalhar com grandes volumes de dados e identificar padrões que auxiliem nas tomadas de decisão.
Já os chatbots têm sido amplamente utilizados no atendimento ao cliente, enquanto a área financeira se beneficia da capacidade de processar e analisar grandes quantidades de informações.
Toda a automação de processos, melhoria da eficiência, assistência na tomada de decisões e prevenção de erros humanos são apenas algumas das contribuições da IA para empresas e que também podem ser inseridas na administração pública.
Outra oportunidade para o governo utilizar essa tecnologia é na solução de problemas complexos, como doenças, mudanças climáticas e desigualdades sociais.
Podemos utilizar o Brasil como exemplo dessas utilizações. A gestão pública brasileira já está se beneficiando do uso dessa tecnologia, trazendo resultados positivos em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana.
Com a inteligência artificial, podem ser analisados e monitorados a qualidade dos serviços públicos, como transporte, saneamento básico e segurança, além de identificar áreas de risco e prevenir enchentes, por exemplo.