Soluções tecnológicas no serviço público garantem a desburocratização e agilidade no atendimento

Compartilhe

Menos senhas, filas ou salas de espera lotadas de pessoas aguardando atendimento para ações simples, são solicitações dos cidadãos e um dos principais desafios da gestão pública. Com a tecnologia, é possível compartilhar ferramentas e soluções tecnológicas a fim de reduzir a burocracia e ampliar a oferta de serviços públicos por meios digitais.

Não há como negar, o futuro da gestão pública será cada vez mais digitalizado. A transformação digital já mostrou para que veio e tem feito a diferença para os gestores que contam com a tecnologia para dar novos passos, além de modernizar os serviços públicos com transparência e segurança, facilita o acesso à informação.

Aplicativos já fazem parte da rotina dos indivíduos e conectar a população com os serviços prestados torna os atendimentos mais ágeis e integrados, facilitando assim, a vida do cidadão.

Os órgãos públicos são responsáveis por um volume enorme de serviços e isso gera um grande número de processos internos que devem ser seguidos um a um. O primeiro passo começa com a digitalização, recurso que permite a integração de informações dos cidadãos seja sincronizada com os demais sistemas de outros órgãos, representando praticidade e economia de recursos, tanto para população, quanto para governo.

A utilização de softwares transforma o modo como a administração pública se relaciona com o cidadão, melhorando a comunicação, é possível identificar demandas sociais e implementar políticas direcionadas para atendê-las, visando a inclusão do cidadão através de uma gestão mais democrática e colaborativa, assim, as pessoas passam a participar de forma mais atuante nas tomadas de decisões.

O gestor público tem a oportunidade de entregar mais resultados em menos tempo com redução de custo e mão de obra. Além de facilitar a rotina de trabalho dos servidores com otimização dos processos, elimina a necessidade de impressões e custos com papel e diminui a possibilidade de eventuais erros, podendo assim, direcionar os servidores para atividades mais complexas, sem comprometer o orçamento ou descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Promover a valorização profissional é uma das medidas a serem tomadas com a implantação dessas tecnologias, através da capacitação, técnicas de gestão de processos vão fazer com que os profissionais se adaptem aos processos e contribuir com uma melhor prestação de serviço no setor que atuam.

Os gestores públicos têm se mostrado bastante atentos à importância da transformação digital no governo e adotar soluções tecnológicas em diversas áreas é investir no desenvolvimento tecnológico governamental, garantindo segurança digital e expertise na área para continuar desenvolvendo soluções criativas.

 

Diego Ferreira – Especialista em soluções para a gestão pública e diretor comercial da Digix

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *