Construção da ponte sobre o rio Paraguai em Murtinho segue avançando

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Foto: Toninho Ruiz

As obras de construção da ponte Internacional Bioceânica que vai ligar as cidades de Carmelo Peralta-Alto Paraguai-PY a Porto Murtinho-Mato Grosso do Sul-Brasil, segue avançando.

Nesta sexta-feira, 31, a nossa reportagem esteve no local para ver in loco as ações de trabalho do Consorcio PYBRA – compostas pelas empresa paraguaia, Tecnoedil Construções Ltda e pelas brasileiras Paulitec Engenharia e Cidades Ltda. Apesar das grandes precipitações que assolou a região, onde se registrou mais de mil milímetros de chuvas, as empresas não interromperam os trabalhos.

A obra segue em ritmo bastante intenso nos dois lados do rio, a ponte vai ser modelo estaiada com suporte de cabos de aços especiais. No momento os trabalhos consistem na montagens dos pilares de concretos que vão sustentar esta via internacional. A construção dessa ponte irá completar o complexo viário da Rota Bioceanica que cortará quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Assim que concluir a obra os produtos desses países chegarará aos portos chilenos de Antofagasta, Mejillones, Tocopilla e Iquique, objetivo e a competitividade dos produtos desses pais a exportar ao mercado asiático encurtando oito mil e quatrocentos km em relação aos portos de Santos e Paranágua.

O governo do Paraguai esta investido muito na infraestrutura viário para concretizar este sonho de mais cinco décadas.  A rota tem 575 km dentro do Paraguai dos quais 380 km já esta pavimentada, faltando apenas os 200 kms da Picada 500 entre as localidades de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, na divisa com a Argentina. Esses 200 km já foram licitados e os quatro consórcios que ganharam a concorrência devem iniciar os trabalhos ainda este mês de abril.
O governo de Mario Abdo Benitez, o Marito, Presidente do Paraguai, investiu já 440 milhões de dólares para pavimentar o trecho de Carmelo Peralta a Loma Plata, já concluído, mais 354 milhões de dólares para investir nessa malha viária desde Loma Plata a Mariscal Estigarribia, em fase final de conclusão e agora mais 100 milhoes de dólares na construção da ponte sobre o rio Paraguai com recurso da Usina de Itaipú lado paraguaio.

A média de distância entre Porto Murtinho-Carmelo Peralta aos portos chilenos, no Oceano Pacífico é de 2.000 km.

O Presidente do Paraguai, Marito, não cansa de dizer que esta Rota será o “Novo Canal do Panamá”, de ligar os dois oceanos, o Atlantico ao Pacifico.

A conclusão dessa ponte, há décadas em projeto, hoje esta se tornando realidade com vários protagonistas, brasileiros, argentinos, paraguaios e chilenos que realizaram centenas de encontros e foruns de debates até chegar nesta etapa da obra, especialistas em engenharia civil de grande vulto de obras calculam que dentro de dois anos e meio seja concluído todo o trecho, já que no lado Argentino, na região de Mission La Paz, província de Tartagal ainda falta 24 km para pavimentar.

Por ultimo toda essa via internacional concluída, trará progresso para toda a área de abrangência, além de facilitar escoamento da produção dos países envolvidos e também importante frisar que a Rota oferecerá muitas oportunidades de negócios nos setores cultural e turística. Aos poucos vai se tornando realidad,  projetos de muitas cabeças pensantes do “Novo Canal do Panamá”.

Fotos e reportagem:  Toninho Ruiz

21 Comments on “Construção da ponte sobre o rio Paraguai em Murtinho segue avançando”

  1. Toninho. Sensacional. Ano passada fomos de carro, do Gusrujâ a Porto Murtinho, passando por Bonito e, de balsa, para Carmelo Peralta e, de lá, Loma Plata, Filadelfia e Assunção. Em Porto Murtinho pegamos uma pequena Balsa e fomos ao Paraguai. Esperamos fazer o trecho CarmelPeralta a Pozo Hobdo e depois Argentina e Chile. Será uma grande obra, sem dúvida

  2. O imperio do norte tentará de todas as maneiras inviabilizar essa obra tao nescessaria para todos. Temos que nos unir CUIDADO COM INTRIGAS…rsrsrs
    Helii.78

  3. Não entendo a falta de inteligência do Governo de MS, a chance de trazer novamente ares de prosperidade que foi apagado por décadas, porque não duplica as estradas entre Três lagoas e Porto Murtinho e Bataguassu e Campo Grande se não fizer isso urgente, é bem capaz do estado do PR fazer uma via que leve também a rota Bioceânica, aí vcs acham que os motoristas preferirão ir por MS ou PR? ACORDA governantes dorminhocos pra não chamar de burros

  4. O progresso com a nova rota bioceanica vai propircionar maior competitividade aos produtos do agronegócio da região.

  5. Será um grande salto para o desenvolvimento do continente, espero viver para ver a inauguração deste grande empreendimento.

  6. A Rota Bioceânica trará enorme progresso para as regiões que cruzará, mudando cenários e vidas ao longo dos seus 2000 km. Será sem dúvida, uma obra memorável.

  7. Além de facilitar escoamento da produtos para o pacífico, esta rota deverá ser muito utilizada para turismo no atacama e antofogasta.

  8. Além de facilitar escoamento de produtos para o pacífico, esta rota deverá ser muito utilizada para turismo no atacama e antofogasta.

  9. Progresso e Desenvolvimento Econômico para os povos da América do Sul ! Trabalho, riqueza, educação , cultura e saúde para todos os povos irmãos !
    Esperança, Determinação e Superação nos farão virar a página sobre o triste passado de nossa colonização , tortura e sofrimento ! Avante , América Latina !

  10. Obra de excepcional importância para os Países envolvidos. Nosso MS no radar de pujante prosperidade.

  11. O futuro progresso de Murtinho chegou. Agora presente, vamos divulgar a nossa riqueza. Folclore, costumes e nosso linguajar murtinhense.
    Incentivar as indústrias, agronegócio, principalmente a pecuária.
    Esse trabalho ou projeto deve ser em dupla nacionalidade, ou seja, o progresso deve interessar aos dois países.

  12. O futuro progresso de Murtinho chegou. Agora presente, vamos divulgar a nossa riqueza, folclore, costumes, e nosso linguajar murtinhense.
    As autoridades devem incentivar os empresários com incentivos fiscais a instalação de indústrias, Agronegócio., principalmente a pecuária.
    Esse trabalho ou projeto deve ser em mãos duplas, ou seja o progresso deve chegar em ambos os países. ” Viva Murtinho e Carmelo Peralta”
    Celino duarte- pres. Da Colônia paraguaia de Mato Grosso é representante das colonias latinas.

  13. Que bom que esta obra vai nos ajudar muito o nosso Mato Grosso do Sul e nosso país estão de parabéns os países que compõem esta rota não vejo a hora de poder desfrutar dela.

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