Um total de 203 estacas das 300 que farão parte da base da Ponte Bioceânica, financiada pela ITAIPU, que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul – Brasil), já foram concluído. Desse total, 142 estacas correspondem ao lado paraguaio e já foram totalmente construídas. Enquanto, do lado brasileiro, foi concluída a execução de 61 estacas de um total de 158, representando um avanço de 38%.
“Hoje, na obra temos 100% das estacas executadas do lado paraguaio e 38% do lado brasileiro. Estamos incorporando um bate-estacas (maquinaria) muito grande para terminar as estacas de dois metros, que fazem parte dos mastros principais, o mais rápido possível, porque o caminho crítico da obra passa por ali”, explicou o engenheiro Rolando Ríos, da empresa Tecnoedil, que faz parte do Consórcio PYBRA responsável pela execução do empreendimento.
Por sua vez, o engenheiro Paulo Leitão, gerente geral da PYBRA, mencionou que, paralelamente, estão sendo executados os futuros viadutos de acesso, nas duas margens do rio Paraguai, além dos pré-fabricados para diferentes estruturas da futura via conexão.
“Temos avanços nos viadutos de acesso, principalmente na margem direita, cuja conclusão prevemos para o primeiro semestre de 2024, tanto do lado paraguaio quanto do lado brasileiro. Não é o caminho crítico, mas você tem que seguir em frente. Estamos trabalhando em dupla jornada”, mencionou o responsável pela PYBRA ao destacar que todas as tarefas são realizadas com foco no cuidado com o meio ambiente e com as comunidades indígenas da região.
Refira-se que, acima das referidas estacas, são construídas as cabeceiras e sobre estas serão erguidas as pilastras que suportam a ponte, na zona dos viadutos. A construção dos píeres já começou no lado paraguaio.
A Ponte Bioceânica terá uma extensão de aproximadamente 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio Paraguai, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros de extensão e vão central de 350m.
A obra é supervisionada pelo consórcio Prointec e financiada integralmente pela margem paraguaia de ITAIPU.
Fonte: Itaipu Binacional
Felicitaciones por el magnífico trabajo que están realizando, tanto en Paraguay como en Brasil, así como a Itaipú Binacional por su visión de futuro al financiar este puente, clave para la integración a través del Corredor Bioceánico Vial hasta los puertos del norte de Chile.
Grande obra de engenharia, pena que o investimento e muito grande um pequeno benefício dos produtores do Estado de Mato Grosso do Sul.
Li que essa obra beneficiará quem está na região de Presidente Prudente mas vejam bem, quem está lá ires para neste (Santos ou Paranaguá) 600km e não enfrentará 2000km e estrada de rodagem encarecendo sobremaneira o deslocamento de carga!
Vamos melhorar essa Rota para atender o Estado e também o Brasil.