Sob coordenação de Zeca do PT, Frente Parlamentar da Rota Bioceânica será instalada no próximo dia 22, na Assembleia Legislativa

Compartilhe

A proposta do deputado estadual Zeca do PT para criação da Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica foi acatada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e o parlamentar será o coordenador deste grupo de trabalho. Além de Zeca, a proposição contou com a adesão de outros 21 deputados.

De acordo com o Ato nº 04/2023, publicado pela Mesa Diretora, a Frente Parlamentar tem por finalidade acompanhar os investimentos e ações para implantação da Rota Bioceânica, bem como propor e discutir as políticas públicas relacionadas a este projeto.

Zeca do PT celebrou a criação da Frente, que permite à Alems acompanhar os trabalhos deste empreendimento que irá impulsionar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

“É importante que a Casa de Leis acompanhe os investimentos que serão aplicados na Rota Bioceânica, bem como as políticas que serão implementadas, para que as cidades situadas nesse corredor estejam preparadas para receber todo o desenvolvimento que está por vir. Mato Grosso do Sul estará no centro da América do Sul e esse empreendimento, que lá atrás muitos duvidavam que seria possível, está próximo de sair do papel”, enfatiza o parlamentar e ex-governador.

Instalação da Frente da Rota Bioceânica

A primeira reunião da Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica será realizada no dia 22 de março, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e contará com a presença de João Carlos Parkinson de Castro, ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Carlos Marun, que aceitaram convite do deputado estadual Zeca do PT para falarem sobre os desafios e investimentos deste empreendimento que impulsionará o desenvolvimento do estado.

Coordenador da Frente Parlamentar, Zeca enfatiza que esta é a oportunidade de debater a pauta da Rota Bioceânica com um representante do Governo Federal e acolher as demandas dos municípios que estão situados nesse corredor logístico.

“Teremos a presença do ministro Parkinson, do ex-ministro Carlos Marun e do ex-presidente Michel Temer, que têm amplos conhecimentos no assunto da Rota Bioceânica e apresentarão informações sobre desafios e estudos de viabilidade para consolidação desse projeto tão importante para Mato Grosso do Sul e também para as relações internacionais do Brasil”, explica o deputado e ex-governador.

“Em razão da importância da Rota Bioceânica para nosso estado, nossa Casa de Leis deve cumprir sua responsabilidade constitucional de acompanhar e fiscalizar a utilização correta dos recursos públicos que serão investidos para a realização das obras de implantação, bem como discutir as políticas públicas relativas a este grande projeto, para que beneficiem toda a população sul-mato-grossense”, acrescenta o deputado.

A instalação da Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica acontecerá a partir das 16 horas do dia 22 de março, no Plenarinho Nelito Câmara. Para este primeiro encontro, Zeca do PT estendeu convite a órgãos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, entidades de classe, universidades públicas e privadas, imprensa e sociedade civil.

Primeiras discussões da Rota Bioceânica

Zeca relembrou as primeiras discussões sobre o Corredor Bioceânico, que visavam encurtar a distância entre o Brasil e o mercado asiático. “Ao lado dos meus irmãos Heitor e Ozório, iniciamos o debate desta rota há 30 anos e muitos desacreditavam. Hoje, a ponte sobre o Rio Paraguai já começou a ser construída em Porto Murtinho e o Paraguai já asfaltou 300 quilômetros de estradas no Chaco, rumo à divisa com a Argentina, concluindo o acesso aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *