Esta manhã, no Palácio de López, foram assinados os 4 contratos para a construção do que será o terceiro trecho da Rota Bioceânica, desde Mcal. Estigarribia para Pozo Hondo.
Este evento histórico foi encabeçado pelo Presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, juntamente com o Ministro de Obras Públicas, Rodolfo Segovia e representantes das empresas premiadas.
O MOPC pela Resolução nº 2.991 de 30/11/2022 adjudicou a chamada nos seguintes lotes:
O Bloco 1 estará a cargo do Consorcio del Pacífico, integrado pelas firmas: Enrique Díaz Benza Cano e Vial Agro SRL Neste setor, o investimento será de G. 485.505.296.685.
Por sua vez, o Lote 2 ficará a cargo do Consórcio Chaqueño del Norte (LT SA – Construtora Heisecke SA – Benito Roggio e Hijos SA), cujo valor adjudicado é de G. 589.273.467.223.
Da mesma forma, o Lote 3 será construído pela CDD Construcciones SA, por um valor de G. 464.527.263.350 e, finalmente, o Lote 4, estará a cargo do Consórcio TCR (Ingeniería de Topografía y Caminos SA – Construtora Isacio Vallejos SA – Filial Rovella Carranza SA do Paraguai), concedido por G. 669.514.081.080.
Trata-se do Projeto de melhoramento e pavimentação da Rota PY15, trecho Mariscal Estigarribia-Pozo Hondo e acesso a Mcal. Estigarribia, no departamento de Boquerón e compreende 224,82 km.
Para financiar esta obra, foi assinado o Contrato de Empréstimo PAR-28/2020 com a entidade financeira FONPLATA no valor de USD 354.245.764
O Corredor Rodoviário Bioceânico tem 3 trechos, dos quais o trecho 1 já está concluído e vai de Carmelo Peralta a Loma Plata, tem 277 quilômetros de extensão e representou um investimento de USD 443 milhões.
O trecho 2, executado a partir da Travessia Sentinela – Mariscal Estigarribia, terá uma extensão de 102 quilômetros, com investimento estimado em US$ 110 milhões. A sua construção ocorreria após o trecho 3. Isto porque a renovada Via PY09 já serve de variante para ligar ao trecho 3.
Então, tendo um traçado que pode funcionar como se fosse o trecho 2, a prioridade é construir o trecho 3. E agora, com a assinatura dos contratos, vai ser executado este trecho , que vai de Mcal. Estigarribia para a área de Pozo Hondo.
O terceiro trecho compreende 224,82 quilómetros, com um investimento estimado em USD 354.245.764.
Fases da obra:
A partir da assinatura do contrato, as empresas têm 6 meses para elaborar o projeto final de engenharia da obra, 2 anos para construção e 8 anos para manutenção dos mais de 220 km.
Neste empreendimento estão previstas melhorias viárias na cidade de Mariscal Estigarribia, sua rotatória, via coletora PY09, além dos acessos ao aeroporto e no próprio terminal aéreo. Também em Pozo Hondo e seu aeroporto, cabines de pedágio e pesagem de veículos pesados, um centro de controle de fronteira em Pozo Hondo, além de indenizações por desapropriação de terras e destruição de benfeitorias. Tudo isto acompanhado de um Plano de Gestão Ambiental e Serviços Ambientais.