A técnica inovadora de resfriamento do concreto está sendo implementada nas obras da Ponte Bioceânica, que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai-Paraguai) e Puerto Murtinho (Mato Grosso do Sul-Brasil)
O portfólio de Obras Públicas informou que é um mecanismo que reduz a temperatura do concreto fresco a um determinado nível para garantir sua qualidade, misturando água com gelo em flocos. Esses tipos de procedimentos são feitos principalmente em partes do mundo com climas quentes, onde grandes quantidades de concreto são usadas.
Neste caso, o Chaco paraguaio, que faz parte da Região Oeste do Paraguai, é conhecido por seu clima semiárido e tropical de Cerrado; portanto, existem algumas especificações técnicas que devem ser atendidas na dosagem do concreto.
“Estas especificações devem ser consideradas em função do tipo de estaca ou cabeça a betonar; como recalque, temperatura, peso específico, umidade, entre outros”, disse Edgar Casco, do Consórcio PYBRA.
Ele ressaltou que, no caso das estacas, a temperatura deve chegar a 35 graus Celsius e para as cabeças é diferente, a temperatura deve ficar entre 18 e 20 graus Celsius.
No procedimento, detalhou o Eng. Casco, são utilizados entre 110 e 120 quilos de gelo por metro cúbico de concreto, dados esses corroborados por um software especial que determina se os requisitos técnicos de dosagem são atendidos.
“Se você não atende às especificações, você está fora de alcance. A planta não pode falhar, ela tem que cumprir esses requisitos técnicos ao pé da letra. É para isso que servem os fiscais, que controlam o trabalho. O que está fora do estabelecido é rejeitado, é preciso muita precisão”, destacou.
Ele esclareceu que, caso não cumpra as especificações, o concreto perde resistência, pode causar fissuras, endurecimento rápido e aumento da demanda de água. Portanto, o resfriamento do concreto é de grande importância, principalmente considerando o papel fundamental que esse material desempenha em quase todos os processos construtivos.
A Ponte Bioceânica é totalmente financiada pela margem paraguaia da Itaipu Binacional no valor de G 616.836.755.744. É o principal elo da chamada Rota Bioceânica, que permitirá a interação dos portos localizados nos oceanos Pacífico e Atlântico, promovendo o desenvolvimento de diversos países da América do Sul.
Fonte: HOY Notícias