Ponte Bioceânica: foi concluída a betonagem do encontro número 1 e a obra atinge cerca de 13%

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Já às vésperas de 2023, as obras da terceira ponte internacional, que ligará as cidades de Carmelo Peralta (PY) e Puerto Murtinho (BR), fecham o ano com avanço de cerca de 13%.

Dias antes do Natal, foi concluída a concretagem da ombreira número 1, localizada na margem paraguaia. O encontro é a parede que sustenta o aterro na área onde será instalado o viaduto de acesso à ponte. Anteriormente, eram realizadas (e continuam a ser realizadas em vários troços) a betonagem de estacas, a montagem de armaduras e o Cross Hole test (para detetar defeitos de construção em estacas ou paredes de betão), entre outros.

Conforme explicado pelos técnicos responsáveis, para cada futura estaca a ser construída na etapa de mesoestrutura, é construído um grupo de estacas e na parte superior deste, após o remate, são encaixadas as cabeças.

Nesse caso, a concretagem da cabeceira do encontro 1 do lado paraguaio representa um marco na obra, pois se trata de uma obra de grande porte (21 metros de comprimento, 13,5 m de largura e 2,50 m de altura).

Todo o processo de montagem e fôrma levou 20 dias para ser concluído e culminou na concretagem. A árdua tarefa exigiu 25 horas de carregamento da cabeceira do encontro 1, com exatos 708 metros cúbicos (m3) de concreto vazado, o que nos fala de um elemento de grandes proporções.

A Ponte Bioceânica é uma peça chave do Corredor Rodoviário Bioceânico porque permitirá a união de dois oceanos através do Chaco Paraguaio, fortalecendo a integração regional.

A obra, totalmente financiada pela margem paraguaia da Itaipu Binacional no valor de G 616.836.755.744, constitui a terceira ponte internacional executada com o Brasil.

A estrutura terá uma extensão de aproximadamente 1.293 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso nas duas margens do rio Paraguai, e um corresponderá à parte estaiada, com 625 metros de extensão, na zona central.

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