O consórcio binacional iniciou os trabalhos preliminares para a construção da ponte Bioceânica, entre as cidades de Carmelo Peralta (PY) e Porto Murtinho (BR). Formado pelas empresas Tecnoedil Constructora S.A., Cidade L.T.D.A e Paulitec Construções, o consórcio iniciou os trabalhos preliminares no local da intervenção e reuniões de coordenação com autoridades das duas cidades fronteiriças.
De acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações, do Paraguai, está aberto, desde meados de janeiro, o processo de recrutamento de pessoal para trabalhar na obra, com o apoio da Câmara Municipal de Carmelo Peralta.
O investimento será de 616 bilhões de guaranis, a ser financiado pela Itaipu Binacional. O prazo de execução é de 36 meses, com conclusão prevista para 2024. A nova travessia internacional entre Paraguai e Brasil foi projetada para atender às necessidades de tráfego de veículos pesados e fluvial.
O comprimento total será de 1.294 metros e a largura de 20,10 metros. A passarela é a principal ligação de todo o Corredor Rodoviário Bioceânico.
E o primeiro trecho do Corredor Bioceânico de 277 km já está em fase de conclusão para unir os municípios de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Loma Plata (Boquerón).
A Rota Bioceânica cruzará todo o Chaco paraguaio de leste a oeste, unindo as cidades fronteiriças de Brasil (Carmelo Peralta – Puerto Murtinho) e Argentina (Pozo Hondo – Misión La Paz) e encurtando a viagem para os portos marítimos mais importantes nos oceanos Pacífico e Atlântico.
Ainda de acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações, a Ponte Bioceânica e o novo corredor rodoviário vão gerar 2.500 empregos e infinitas oportunidades para todos os moradores do Chaco Paraguaio.
Fotos: MOPC/divulgação