Campo Grande (MS) – O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, fez a palestra de abertura da Webinar “Oportunidades de Negócio com o Chile”, promovido pelo Sebrae/MS e o Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul (CIN/MS), ligado à FIEMS. O evento foi transmitido pelo Youtube e pelo aplicativo Zoom e teve a assistência de centenas de pessoas, na maioria empresários, autoridades ligadas ao setor de importação e exportação e de Relações Exteriores do Brasil e do Chile.
Verruck lembrou que o Chile é importante parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, fornece produtos alimentícios como salmão, vinho, e importa carne, açúcar, minérios. “17% da carne bovina consumida pelos chilenos é oriunda de MS ou MT e temos capacidade de elevar esse índice para 30%”, disse.
Há um trabalho forte institucional que envolve o Ministério das Relações Exteriores, com apoio de parceiros privados capitaneados pelo Sebrae, visando incrementar o comércio entre Mato Grosso do Sul e o Chile, continuou o secretário. O Chile é, atualmente, o 5º maior fornecedor de Mato Grosso do Sul e é o 8º principal comprador de produtos locais.
Com relação à rota rodoviária ligando Mato Grosso do Sul ao Chile, chamada de Rota Bioceânica, o secretário disse que as ações estão obedecendo rigorosamente o cronograma estabelecido tanto pelo Paraguai, quanto pelo Brasil. No lado paraguaio, prosseguem as obras de pavimentação do trecho que resta para fazer a ligação por asfalto com a Argentina e Chile, da mesma forma que os trâmites para construção da ponte sobre o rio Paraguai, que concretizará a rota, está em andamento.
O evento teve a participação do Prochile, instituição chilena que tem como missão promover as exportações dos produtos e serviços do Chile. Eles apresentaram as oportunidades de negócio identificadas, seja na área de importações, como também de exportações. Empresários chilenos e brasileiros puderam apresentar cases de sucesso no comércio binacional. A apresentação de encerramento foi com o ministro João Carlos Parkinson de Castro, da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores.
Fonte: semagro.gov